Lênia Luz
Lênia Luz
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

5 FERRAMENTAS ESSENCIAIS PARA O SUCESSO DO EMPREENDEDORISMO FEMININO

5 FERRAMENTAS ESSENCIAIS PARA O SUCESSO DO EMPREENDEDORISMO FEMININO
Isabella Camardella
fev. 17 - 5 min de leitura
000

Poucos países no mundo tem uma vocação para o empreendedorismo como o Brasil. Milhões de indivíduos, seja pela vontade de abrir o próprio negócio, seja pela necessidade de conseguir uma nova fonte de renda, comandam suas próprias empresas. Além disso, é necessário destacar: boa parte dessas pessoas empreendedoras são mulheres.

O próprio movimento feminista impulsionou as mulheres a buscarem o espaço delas no ramo empresarial, caracterizado pela extensa presença masculina em todos os postos. Por isso, o termo empreendedorismo feminino não é apenas uma expressão para indicar a maior participação das mulheres no mercado. É um movimento com foco na promoção cada vez maior de lideranças femininas.

Com uma presença crescente em diferentes áreas da economia, o empreendedorismo feminino ganhou até mesmo uma data. Em 2014, a Organização das Nações Unidas (ONU) confirmou o 19 de novembro como o dia oficial para celebração de iniciativas empreendedoras coordenada por mulheres.

A expansão desse movimento gerou ainda uma onda de novas possibilidades e metodologias que podem ser exploradas pelo empreendedorismo feminino. Há plataformas voltadas para produtividade, comunicação, organização de equipe, design e muito mais.

Para mulheres que desejam mostrar o seu talento em atividades empreendedoras, abaixo está uma lista com 5 ferramentas essenciais para o sucesso do negócio delas.

CRM.

O CRM é um software ideal para as empreendedoras organizarem, em apenas um sistema, todas as informações sobre os clientes. Além disso, essa tecnologia é muito usada também para a captação de clientes em potencial, os chamados leads.

Por meio deles, as gestoras podem acessar um painel personalizado, onde encontram informações como as fontes de leads, metas, vendas prospectivas, desempenho dos vendedores e muito mais.

Esse software permite ainda a integração com diferentes redes sociais, com destaque para o Facebook e Instagram. Dessa forma, sempre que uma pessoa interessada no produto ou no serviço enviar uma mensagem por meio do aplicativo, ou realizar um comentário, ela é cadastrada automaticamente como um novo lead no sistema.

Como isso, as empreendedoras têm a oportunidade de captar informações básicas sobre esse cliente em potencial, e assim podem iniciar a prospecção.

WHATSAPP BUSINESS.

Hoje, independentemente do tamanho da companhia, os aplicativos de mensagens fazem parte das estratégias de comunicação das empresas com maior sucesso. Portanto, é fundamental que as empreendedoras femininas utilizem essas plataformas para se comunicar e até mesmo vender as soluções dela para o público-alvo.

Nesse cenário, o aplicativo de mensagem mais indicado para elas é o WhatsApp Business. Ele funciona como a versão original, entretanto, oferece aos pequenos negócios atributos exclusivos.

Por meio dele, um negócio tem a oportunidade de montar diversos catálogos digitais. Em cada um deles é possível inserir uma foto, o nome, o código e descrição do produto. Dessa forma, é muito mais simples para os clientes conhecerem os produtos ou serviços que essas empreendedoras têm a oferecer.

Além disso, como esse catálogo é muito fácil de ser compartilhado, essa é uma ótima oportunidade para mulheres também ampliarem a clientela delas.

 

GOOGLE WORKFORCE.

Esse é o conjunto dos principais aplicativos de trabalho do Google reunidos em um só lugar e cada vez mais integrados. A plataforma agrega ferramentas utilizadas por empreendedoras do mundo todo, como o Gmail, Meet, Chat, Drive, Docs, Slides, entre outros.

Existem diversos planos pagos para que as empreendedoras possam retirar o máximo de cada ferramenta. Além disso, o Google oferece um período de testes por 14 dias completamente gratuitos.

O Google Workforce é muito indicado para empresas que contam com diversas funcionárias trabalhando remotamente. Afinal, como todas as soluções são integradas, dessa forma é mais fácil manter toda a equipe atualizada sobre as rotinas de trabalho.

CANVA.

Para as empreendedoras femininas que ainda estão iniciando um negócio do zero, o Canva é uma ferramenta sob medida para que elas mesmos possam realizar trabalhos de design gráfico e digital. Esse aplicativo possui uma versão paga, mas os atributos gratuitos dela permitem efetivar muito bem-acabados.

Se os principais canais de comunicação da empresa são as redes sociais, o Canva oferece opções de templates na medida certa para o Facebook, LinkedIn e Instagram, por exemplo. Além disso, a ferramenta permite que as empreendedoras possam executar o upload de imagens próprias, para assim usá-las em outros templates disponíveis na plataforma.

FIVERR.

Outra ferramenta que é muito utilizada por empreendedoras iniciantes é o Fiverr. Diferente dos outros exemplos desse artigo, essa solução pode ser considerada uma rede social. Afinal, ela funciona como um elo que aproxima pequenas empresas e trabalhadores freelancers de todo o mundo.

Para as empreendedoras, essa pode ser uma alternativa, caso um trabalho de design gráfico, como um logotipo, seja necessário. A vantagem do Fiverr é o custo. Com pouco investimento, as empreendedoras podem conseguir serviços de qualidade. Afinal, economizar recursos financeiros é vital para que o negócio delas seja próspero, e permaneça um sucesso por bastante tempo.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você