Lênia Luz
Lênia Luz
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Adeus uso de canudos plásticos em Londrina

Adeus uso de canudos plásticos em Londrina
Andressa Ramos dos Santos
mai. 22 - 2 min de leitura
000

Resíduo de difícil reciclagem, o canudo plástico deve ser banido de restaurantes, bares e lanchonetes da cidade. Pelo menos, é essa a expectativa da LEI Nº 12.798, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2018, que:

Dispõe sobre a proibição de fornecimento de canudos confeccionados em material plástico nos locais que especifica e dá outras providências.

A lei prevê que o material plástico seja substituído por canudos comestíveis, biodegradáveis, ou por outros materiais como de alumínio, papel ou até mesmo inox.

Ainda estabelece multas pesadas que variam de R$ 250 (a partir da segunda autuação) a R$ 1 mil (no caso dos reincidentes que não cumprirem a lei). Na sexta notificação, a lei prevê fechamento do estabelecimento que descumpri-la.

A lei pega carona em outros municípios que já adotaram esse modelo de consumo consciente, como o Rio de Janeiro, e que entraram na onda onde os canudos se tornaram os vilões do meio ambiente.

O autor do projeto justifica que o canudo é um dos problemas ecológicos contemporâneos mais urgentes. "É apenas um pequeno passo para a conscientização deste material poluente", disse Araújo. "É lógico que tem um envolvimento econômico, mas o mais importante é estabelecer essa mudança na sociedade, que não admite mais ações contra o meio ambiente."

ONDA IRREVERSÍVEL

Segundo o diretor executivo da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) em Londrina, Vinicus Donadio, a lei de substituição aos canudos plásticos foi recebida sem sustos pelos donos de bares e restaurantes associados à entidade. "É uma tendência que não tem mais volta. Os próprios clientes exigem essa conscientização. Alguns associados já estavam utilizando os canudos de massa de macarrão e o retornável de inox. O próprio mercado exige essa atitude nossa em favor do meio ambiente", disse. A entidade não calculou o custo dessa substituição. Alguns comerciantes informam que o custo do canudo de papel chega a ser 13 vezes mais caro que o de plástico.

Esta lei começa a valer agora em maio na cidade de Londrina.

Dica: Compre seu canudo de inox e leve contigo aonde for, se pra você o uso do canudo é importante.

Fonte: Folha de Londrina


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você