Lênia Luz
Lênia Luz
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Afine seus ouvidos,empreendedora!

Lênia Luz
nov. 14 - 4 min de leitura
000

Por Tatiana Teixeira

Ao tirarmos um empreendimento do papel para torná-lo realidade, sabemos por intuição que o cliente é peça fundamental tanto para a sobrevivência quanto para o sucesso do nosso negócio.

Tendo esta certeza, nos lançamos em busca da melhor performance. Porém nem sempre noticiamos que os desafios são maiores do que imaginávamos. A jornada empreendedora é repleta de surpresas e algum tempo após iniciarmos o empreendimento é chegada a hora de avaliar os resultados deste.

Ao realizar esta avaliação, o que você faria se concluísse que os números não evoluíram conforme o esperado?  Sabendo que desistir  - obviamente - é uma opção descartada. Como justificaria esta situação? Pois bem, são nestes momentos de crise que precisamos mostrar nossa força, garra e disposição em ajustar os ponteiros para seguir em frente.

Fonte da imagem: Corbis

Na prática sabemos que na maior parte dos casos, as empresas  grandes e/ou pequenas, param para reavaliar o atendimento oferecido aos seus clientes em momentos críticos e/ou quando os números não estão indo bem.

Nas últimas duas semanas vivenciadas por mim no Boot Camp - programa de imersão empreendedora realizado pela Exosphere, nos ensinaram muitas lições de como sobreviver a crises. Durante este período, fomos organizados em grupos para realizar o Desafio da Codificação, uma atividade que consiste em desenvolver um aplicativo com objetivo de auxiliar o usuário final a organizar suas tarefas diárias com maior agilidade, incentivando-o a manter uma vida mais produtiva e equilibrada.

O resultado desta atividade foi que, em menos de dez dias desenvolvemos um aplicativo funcional e atrativo aos usuários, sem ter nenhuma experiência anterior com este tipo de projeto. Concluímos então, que a atividade obteve grande êxito. Mas o maior aprendizado com esta experiência foi o de prezar por uma comunicação clara, transparente e objetiva para com todos da equipe. Nos atentando a compreender uns aos outros e afinando nossa capacidade de ouvir o outro.

Mas por que será que mesmo ciente da importância de prestar um fantástico atendimento ao cliente, muitas vezes deixamos de ouví-lo?  Pois bem, a fórmula correta para uma boa comunicação é compreender mais do que ser compreendido.

Tendo isso em mente responda às seguintes perguntas:

√ Como você define um excelente atendimento ao cliente?

√ O que você faz ou fará para oferecer este tipo de atendimento ?

No livro 100% Cliente, o autor Sérgio Almeida explica que o cliente é a grande plataforma de lançamento e manutenção de um empreendimento de sucesso. E quero compartilhar três passos básicos que poderão lhe auxiliar na busca pela excelência no atendimento:

1. Pergunte: Faça perguntas para descobrir os desejos e necessidades de seus clientes;

2. Escute: Ouça, atentamente, o que seu cliente tem a dizer;

3. Aprenda: Avalie quais soluções oferecer, ao seu cliente, levando em consideração suas necessidades e desejos.

Lembre-se: o seu objetivo é conquistar clientes para sempre. Por isso, pratique os três passos básicos: perguntando, escutando e aprendendo mais sobre seus clientes para construir relacionamentos duradouros. Afine seus ouvidos, rumo a grandes realizações!

Acompanhe outras notícias sobre o Boot Camp, acessando o Scribe pelo link: http://wescribe.co/t/imersao-empreendedora-no-pain-no-gain-3535

Quer conhecer mais sobre Tour da Exobase do Brasil? Acesse AQUI


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você