Lênia Luz
Lênia Luz
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Seja otimista e aproveite as oportunidades!

Lênia Luz
mar. 15 - 5 min de leitura
000

Por Renata de Faria Cota

Há quem tenha receio dos rumos que a economia do país pode tomar e acredita que agora é hora de abandonar investimentos e guardar o dinheiro, mas no mercado financeiro as oscilações políticas e econômicas tornam o cenário favorável para quem decide aproveitar as oportunidades, até porque elas existem.

“No meu tempo as coisas não eram assim.”; “Isso só acontece nos dias de hoje.”; “Antigamente era bem diferente”. Quem nunca ouviu uma frase dessas e até já chegou a pensar assim, que atire a primeira pedra em todo saudosismo e indignação da grande maioria frente ao que acontece atualmente.

Fonte da Imagem: Estúdio Trevisart

Se no começo dos anos 80 uma pessoa tivesse acesso aos noticiários de agora, certamente julgaria que as notícias são inverídicas e se mostraria extremamente surpresa com a realidade apresentada. Certamente iria se surpreender com o fato de a poupança não ser considerada um bom investimento, do dólar chegar às alturas com a cotação de quase R$5,00 e das ações Petrobras serem vendidas a preço de banana; isso tudo em tempos que nem mesmo as bananas permanecem as mesmas e sequer são sinônimos de preço baixo.

Os tempos mudaram, assim como você, suas ambições e necessidades. Vamos a um exemplo simples: o carro que você desejava ter há 20 anos não é o que você deseja agora, assim como as roupas, corte de cabelo e companhias também mudaram. E assim como você mudou, o cenário econômico também não é mais o mesmo, mas uma coisa ainda permanece: as oportunidades de se fazer bons investimentos, independente da visão que você tenha do mercado, objetivos, prazo e capital disponível. Afinal, o mercado financeiro é democrático.

O mercado é sensível às turbulências que ocorrem na economia e política do país e, por mais desfavorável que pareça, há sempre uma oportunidade para o investidor.

Desde 1983 a Bolsa de Valores não vivenciava um ciclo de queda tão grande como o de agora e na história é possível listar diversos momentos que, após um longo período de queda, a Bolsa teve uma grande valorização. Quem comprou ações de empresas como as Lojas Americanas, Hering e Randon em 2002 viu e sentiu no bolso o quanto o valor de mercado dessas empresas foi multiplicado com a alta de 900% do índice Bovespa após 5 anos de queda (1997-2002).

Vale ressaltar que, para estar preparado e agir na hora certa, é necessário contar com uma boa análise técnica e análise fundamentalista de profissionais especializados. E assim como muitos deixaram passar a oportunidade de 2002, você não vai querer deixar passar esta, vai?

Comece a caminhar rumo ao seu sucesso financeiro

Você pode julgar que a renda variável não é o seu lugar e que não se sente confortável com os riscos inerentes a esse tipo de aplicação. Mas calma, você pode colocar seu dinheiro em um investimento seguro e com o tempo, até mudar sua visão a respeito da Bolsa de Valores.

Investindo em Títulos do Tesouro, além de segurança você conta com vantagens como o fato de não haver carência, o investimento mínimo é bastante acessível e a rentabilidade está atrelada à Selic (atualmente 14,25% a.a). Dessa forma você irá ver com outros olhos o aumento da Taxa de Inflação e irá ganhar com ela ao optar pela Letra Financeira do Tesouro (LFT), por exemplo. A LFT é recomendada principalmente para quem não tem previsão de quando irá resgatar o capital investido.

Ademais, além do Tesouro SELIC, há a Letra do Tesouro Nacional (rentabilidade prefixada) e a Nota do Tesouro Nacional B (rentabilidade híbrida). E independente da opção que você escolha, pode utilizar parte do seu investimento nos Título Públicos, como margem de garantia para operar no day-trade de ações (compra e venda de ações no mesmo dia) e potencializar os resultados dos seus investimentos em renda fixa.

Se você ainda tem dúvidas se essa é uma boa hora para começar a investir, lembre-se que: "Quem sabe faz a hora e não espera acontecer."  Você não deixará seu dinheiro parado esperando por mais um oportunidade não aproveitada, não é mesmo?


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você