Lênia Luz
Lênia Luz
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Arte+Feminismo: Casa das Rosas realiza maratona de edição sobre artistas mulheres na Wikipédia

Arte+Feminismo: Casa das Rosas realiza maratona de edição sobre artistas mulheres na Wikipédia
Poiesis – Organização Social de Cultura
fev. 19 - 3 min de leitura
000

Você sabia que a Wikipédia em Português possui mais de 992 mil artigos? Desses, quase 207.500 são biografias, mas apenas 36 mil são biografias de mulheres, um número que corresponde a 17% do total. Em uma pesquisa de 2011, a Wikimedia Foundation divulgou que menos de 10% de seus contribuintes são mulheres. As razões para a falta de editoras mulheres na plataforma são muitas, desde o desconforto em uma área predominantemente masculina ao pouco tempo que mulheres têm para si e projetos pessoais – devido às diversas jornadas de trabalho –, mas as consequências dessa enorme diferença se manifestam nos artigos e na falta de representatividade de mulheres neles.

 

Pensando em diminuir essa desigualdade, a Casa das Rosas – integrante da Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis –, em parceria com a campanha Arte+Feminismo Wikipédia, realizam a Maratona Arte + Feminismo. Com dois encontros, a programação propõe melhorar o conteúdo sobre mulheres cis e trans e as artes na maior enciclopédia online do mundo, bem como incentivar mulheres a participar dessa comunidade.

 

A atividade é dividida em duas partes: dia 27 de fevereiro, quarta-feira às 21h, acontece a aula teórica sobre as ferramentas da Wikipédia. Nela, Juliana Monteiro explica aos participantes como acrescentar e editar artigos na plataforma. Já no dia 8 de março, sexta-feira, Dia Internacional da Mulher, acontece a maratona. Neste dia, entre 14h e 21h, os participantes podem pesquisar e acrescentar artigos ou editar os já existentes sobre mulheres artistas. O foco do encontro são biografias de escritoras, tradutoras e críticas literárias, mas o participante é livre para fazer sua própria pesquisa.

 

“É muito interessante realizar o evento em um espaço cultural de tanta visibilidade como a Casa das Rosas”, explica Juliana Monteiro, uma das embaixadoras regionais do ciclo 2018-2019 da campanha. “É um incentivo para a campanha se tornar cada vez mais conhecida por aqui. Além disso, o público da Casa é interessado em falar sobre literatura e escritoras, logo, acredito que o público que for será bem focado em melhorar os artigos”.

 

O movimento, que começou em 2013 nos Estados Unidos, já alcançou diversos países. No ano passado, a iniciativa em São Paulo reuniu 95 editores que criaram 52 artigos e editaram 227 publicações.

 

SERVIÇO: Maratona Arte + Feminismo
Aula teórica | 27/2. Quarta-feira, 19h às 21h
Maratona prática | 8/3. Sexta-feira, 14h às 21h
Inscrições online: https://bit.ly/2SJPFfW
Material obrigatório: o participante deve levar o próprio notebook para a maratona prática.

 

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô)
Telefone: (11) 3285-6986 | 3288-9447
Funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h
Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados)
www.casadasrosas.org.br


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você