Lênia Luz
Lênia Luz
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Assuma o controle de sua felicidade

Assuma o controle de sua felicidade
Karina Leyser Cordeiro
abr. 24 - 5 min de leitura
010

Se você está confiando em alguém ou qualquer outra coisa para sua felicidade, pare com isso agora mesmo. Se você acha que não está fazendo o que quer e não é exatamente a pessoa que deseja, deixe que a leitura seja o sinal de que você tem uma mudança a ser feita.

Há aquelas que assumem o controle de suas vidas e há aquelas que são vítimas da vida. Qual você quer ser? O tipo que avalia com confiança seu próprio valor ou o tipo que reclama de se sentir desvalorizada? Ninguém pode "fazer" você sentir nada.

Aqui estão 6 maneiras de criar e controlar sua própria felicidade:

1.Faça uma mudança

Se você sempre fizer o que sempre fez, terá o que sempre conseguiu. Se você sempre evita conversas difíceis, sempre trabalhará com uma equipe que não está disposta a fazer isso. Se você sempre culpa os outros, nunca vai se apropriar e nunca será o melhor que pode ser.

Tudo o que acontece é um processo cíclico que continuará até você fazer uma intervenção - uma mudança que o coloca em um novo curso. Feliz onde cada parte da sua vida está indo? Ótimo! Muito bem. Você se sente como se estivesse perdendo alguma coisa? Faça uma mudança - em algum lugar. 

2.Avalie a si mesma

Esteja preparada para se dar um feedback honesto e implacável e não se esqueça de aprender cada vez que você errar. Se você já avaliou e abordou suas próprias fraquezas, o que a opinião de outra pessoa pode importar? Fique à vontade com seus pontos fortes - procure oportunidades para usá-los. Nada que você ouve em uma avaliação formal ou passando um comentário deve surpreendê-la. Não confie nos outros para apontar suas deficiências.

3.Pare de se comparar

Isso acontece o tempo todo. Você está feliz com o seu trabalho até ouvir falar de alguém muito melhor. Você está feliz com o crescimento do seu negócio até saber que alguém está crescendo mais rápido. Você sente que as coisas estão indo muito bem até que um colega faça algo que você gostaria de fazer. Se você comparar a sua vida com outra coisa que não seja uma versão antiga de si mesma, você está pedindo infelicidade. Até mesmo algumas das pessoas mais bem-sucedidas e inspiradoras que conheço têm momentos em que querem trocar de lugar com outra pessoa. É loucura. Claro, há outras coisas que você poderia estar fazendo, mas escolher fazê-las significaria renunciar ao seu caminho atual. Continue a abandonar o seu caminho atual e acabará por viajar sem agenda, copiando a última história de sucesso que leu na Internet. Não se compare com ninguém além de si mesma.

4.Defina felicidade

As escolhas que você faz e a realidade que você vive serão a versão do inferno de outra pessoa, e vice-versa. A felicidade que você procura tem que se basear na sua versão de felicidade e não na de outra pessoa. Definitivamente, não é baseado em anúncios de TV, fotos de celebridades do Instagram ou na vida de amigos e parentes.

5.Mantenha seus lábios selados

Desenvolva seu próprio plano antes de pedir comentários. Certifique-se de seu próximo passo antes de se abrir para receber conselhos. Reconheça que toda vez que você compartilha suas intenções, você se deixa suscetível a ser influenciada.

6.Projete sua vida

O escritor e empresário Tim Ferriss aconselha um exercício em que você escreve num papel: todos os dias, todos os dias, todas as semanas, todos os meses, todos os trimestres, todos os anos. Você então escreve as coisas que você gostaria de fazer nessas freqüências. Poderia ser "dar um passeio" todos os dias. "Faça uma refeição com os amigos" toda semana, "vá para a praia todos os anos". Qualquer coisa que você goste! Experimente - anote tudo e use esse pedaço de papel como um modelo para viver uma vida cheia de suas coisas favoritas.

Se você não consegue definir o que te faz feliz, você ficará confuso para sempre sobre como você o alcançará. Se você puder defini-lo exatamente, nenhuma quantidade de Inveja ou avaliação de outras pessoas irá tocar em você. Aceite que o que você acabou de escrever será a versão de outra pessoa do inferno e continue de qualquer maneira!

Só você tem o poder para controlar sua própria felicidade. Ninguém pode fazer você sentir nada que não queira sentir, é tudo uma escolha. Você pode!

Fonte: livre tradução e seleção de trechos do artigo de Jodie Cook para Forbes


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você