Lênia Luz
Lênia Luz
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como empreender sem começar do zero

Como empreender sem começar do zero
BizDream Team
jul. 16 - 3 min de leitura
000

A maioria das pessoas pensam que a única maneira de começar um negócio é construir um produto a partir do zero, com seu layout, com as primeiras contratações e com uma grande ideia.

Porém, esta não é a única maneira de empreender, principalmente se você não tiver uma ideia concreta de negócios.

Afinal, é possível empreender sem começar do zero?

Se você acha que tem o necessário para empreender, mas não sabe por onde começar, então você é uma grande candidata para comprar um negócio já existente. Na verdade, a compra e venda de empresas têm se tornado cada vez mais comum.

Comprar um negócio pode envolver um investimento maior, mas também menos risco do que começar do zero, sem uma base de clientes, funcionários, plano de marketing e um fluxo de caixa estabilizado. Imagine esperar meses até alcançar o ponto de equilíbrio e começar a ter lucros? Isto pode ser extremamente desgastante psicologicamente e até mesmo acabar com o seu sonho. Pode ser mais confortável lidar com um histórico de receitas e lucros/prejuízos do que apenas lidar com estimativas prévias.

Também é muito comum pensar, quando se fala em comprar uma empresa, que somente há a opção de comprar a empresa em sua totalidade, quando na verdade é possível encontrar negócios à venda de forma parcial. Ou seja, você pode comprar uma participação na empresa, se tornando sócio e ajudando a administrá-la.

Muitos empresários também optam em vender seus negócios sem incluir o CNPJ e a marca da empresa, ou seja, somente repassando o ponto comercial para ser explorado pelo novo proprietário, o famoso “passando o ponto”. Nesta modalidade bens e equipamentos podem estar incluídos na venda.

Atualmente muitas empresas também procuram por investidores. A maioria destas empresas são conhecidas como startups e os investidores que as financiam são conhecidos por investidores anjo. Neste caso, geralmente o investidor não participa da administração da empresa, embora possa colaborar com sua experiência.

Este tipo de investimento pode trazer grandes retornos, no caso do crescimento exponencial da startup. No entanto, ainda é importante entender os riscos envolvidos nessa ideia, como a perda do seu investimento. Então, nesta modalidade, é uma boa ideia diversificar seu portfólio, investindo em várias empresas e startups, reduzindo os riscos.

Conclusão

Comprar empresas em sua totalidade - ou apenas uma participação - assim como investir em startups, são todas maneiras de começar a empreender sem começar do zero.

Pesquise por empresas à venda, analise as opções acima e confira qual delas mais se adequa ao seu perfil e seus planos para começar a empreender.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você