Lênia Luz
Lênia Luz
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como fazer uma lista de tarefas realmente útil

Como fazer uma lista de tarefas realmente útil
Karina Leyser Cordeiro
mar. 24 - 2 min de leitura
010

Como já comentei por aqui, eu estudo, ensino e aplico muitas ferramentas associadas à produtividade, mas não aquela produtividade que te transforma num robozinho com uma sequencia programada de atividades sem levar em consideração como você é, mas aquela que faz o melhor uso de quem você é para de fato fazer acontecer.

E no caminho dessa produtividade, um dos comentários bastante recorrentes que recebo é o seguinte: 

"Karina, eu tenho lista de tarefas, mas ela não tem me ajudado a saber o que fazer primeiro"

O primeiro passo para começar a ser produtiva você já tomou, que é tirar as ideias da cabeça e ter uma lista de tarefas, mas só a lista não é suficiente, porque ela não te dá a noção certa do que fazer primeiro...

Mas não se preocupe, estou aqui para dar aqui algumas dicas para que você saiba fazer o melhor uso dessa lista de tarefas:

  1. Se a tarefa levar menos de dois minutos - FAÇA! Precisamos que a lista de tarefas realmente seja prática, e às vezes a enchemos com coisas que são importantes e são rápidas de fazer, como mandar uma mensagem, fazer uma ligação rápida, pagar uma conta...então, tire esses itens da lista e siga em frente!
  2. Avalie se as tarefas tem prazo, data para ser concluída. Com isso temos o conceito de URGÊNCIA, nos ajudando a estabelecer prioridade.
  3. Avalie o quão importantes são essas tarefas. IMPORTÂNCIA é um critério subjetivo, mas a questão aqui é verificar o quanto essas tarefas vão te levar aonde você quer chegar, seja num objetivo financeiro, de carreira, de propósito.
  4. Avalie quanto de esforço é necessário para a conclusão dessas tarefas. O ESFORÇO é um aspecto crucial mas muitas vezes neglicenciado nos livros de produtividade. Não basta você saber se a sua tarefa é importante e urgente, você precisa saber quão fácil ou difícil é concluí-la, em termos de tempo, energia (mental e física) e até recursos financeiros.

Eliminando as tarefas de rápida conclusão, e avaliando a Urgência, Importância e Esforço para cada item da sua lista, tenho certeza que você será mais produtiva!

Aproveite para comentar aqui que dúvidas você tem sobre produtividade e como eu posso te ajudar ;)


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você