Lênia Luz
Lênia Luz
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como você esvazia a mente?

Como você esvazia a mente?
Karina Leyser Cordeiro
mar. 24 - 3 min de leitura
010

Um dos vários temas que me fascinam é o da produtividade, não no sentido de fazer fazer fazer e esgotar a nossa mente e nosso corpo para chegarmos em casa e nem lembrarmos mais o nosso próprio nome, mas no sentido de aproveitar os nossos recursos da forma mais sustentável possível e ainda assim atingir nossos resultados desejados.

E uma das metodologias que eu mais gosto é baseada no livro "A arte de fazer acontecer" de David Allen, conhecida como GTD - Getting Things Done. 

Escrever sobre a metodologia inteira aqui daria um outro livro, mas ao longo desse e de outros posts, quero realçar alguns aspectos bem práticos da metodologia e que podem facilmente ser incorporados no seu dia a dia!

E a primeira etapa da metodologia é chamada de Capturar, que nada mais é do que esvaziar a mente e colocar nossas ideias/lembretes/atividades em um sistema de armazenamento que não seja o nosso cérebro!

E para que serve isso? Você pode se perguntar...

E para responder essa pergunta eu vou lhe fazer outras

  1. Já aconteceu de você estar cansada do dia de trabalho, mas ao se deitar a sua cabeça parece que liga e você lembra todas as coisas que você precisa resolver no dia seguinte e você demora para "desligar" e dormir?
  2. E já aconteceu de você ficar se lembrando durante o dia inteiro de alguma coisa (pagar uma conta ou comprar algum item no mercado, por exemplo), e no final do dia você acaba se esquecendo?
  3. E ainda, você já teve uma ideia brilhante (seja para sua carreira, negócio ou desenvolvimento pessoal) no fim de semana, mas chegando na segunda-feira você não lembra mais os detalhes e não consegue mais desenvolver?

Se você respondeu sim para qualquer uma das perguntas acima (ou talvez para todas as elas), é justamente porque você está tratando seu cérebro como um computador que precisa arquivar por conta um monte de informação, e, assim como um computador com várias telas abertas, isso deixa o seu cérebro "lento" e desfocado, já que está consumindo energia com todos esses lembretes ao invés de focar no que é mais importante no momento.

Por isso é essencial você esvaziar a mente...mas, e como fazer isso?

Aí as ferramentas são várias e você pode combinar e aplicar as que mais se adaptam a você...pode ser caderno, stick notes, bloco de notas, softwares específicos e até mesmo mandar aquele e-mail ou aquele audio de WhatsApp para você mesma!

Isso vai te ajudar a:

  • Se acalmar quando as ideias estão fervilhando na sua cabeça em momentos em que você precisa relaxar e descansar
  • Não perder ideias e referências que serão úteis para sua vida e seu negócio
  • Focar no que realmente importa na atividade que está exercitando no momento (seja aquela reunião de negócios, ou aquele documento que você precisa escrever)

Eu por exemplo combino o uso de caderno e WhatsApp, dependendo qual seja mais acessível aonde eu estiver (na cama, na rua, no escritório etc.).

E você? Já tem ferramenta de captura? Se sim, quais são? Identificou alguma oportunidade de otimizar suas ferramentas?

Uma semana muito produtiva para todas!


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você