Lênia Luz
Lênia Luz
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Comprar uma empresa é melhor que empreender do zero?

Comprar uma empresa é melhor que empreender do zero?
BizDream Team
set. 10 - 4 min de leitura
000

Você sempre quis começar um negócio e seguir o caminho do empreendedorismo. Porém, você sabe que começar um negócio a partir do zero pode ser demorado e financeiramente desgastante.

Então, e se talvez você comprar um negócio já existente? Para isso, você precisa saber se é mais interessante comprar uma empresa ou empreender do zero.

Saiba mais sobre o assunto abaixo e garanta que você fará a escolha certa para seus interesses.

Afinal, comprar uma empresa ou empreender do zero?

Se você quer comprar um negócio, saiba que o processo não é tão simples. Não basta apenas fazer a compra e, em seguida, sentar e coletar receita.

Porém, comprar uma empresa pode ser muitas vezes melhor do que começar um negócio do zero, especialmente se você sabe fazer perfeitamente um plano de negócios, orçamentário ou de marketing.

Afinal, um negócio “pronto” já vem com um modelo de negócios funcional, o que permite que você tenha a certeza de que os primeiros passos para o sucesso já foram dados.

Mas quais negócios você deve comprar?

A resposta simples deve ser: aqueles pelos quais você é apaixonada. Além disso, o negócio deve permitir que você tenha o conjunto de habilidades certos para controlar e crescer.

- Se o seu sonho é trabalhar na área de vestuário, não seria sensato comprar um negócio que lida com tecnologia. Faz sentido, certo?

  • Porém, mesmo que você encontre um negócio pelo qual seja apaixonada, é preciso considerar muitos fatores antes de decidir adquirir um negócio.

Por exemplo: onde está localizada a empresa? É em uma parte de alta densidade da cidade, ou em uma área que não recebe muito tráfego?

Se você está considerando um negócio online, como estão seus números em termos de marketing digital?

Você é capaz de levar este negócio para o próximo nível com suas próprias habilidades?

Pense nos aspectos financeiros também. Esta compra é um bom negócio? A empresa vale o que está sendo pedido, ou você está pagando demais? Foi feito um valuation por um empresa especializada?

Analise profundamente o seu mercado

Outra coisa com a qual você deve estar familiarizado é com a concorrência do seu mercado. O mercado como um todo está mostrando crescimento ou está decaindo lentamente?

  • Se parece que este mercado está em uma espiral descendente, você acha que é uma boa ideia comprar uma empresa assim?
  • Se o mercado está crescendo e o negócio está indo bem, qual é o seu potencial de crescimento?

Todos esses e mais fatores devem ser levados em consideração ao comprar uma empresa.

Porém, sabendo que essa opção é mais interessante do que abrir um negócio do zero sem as qualificações necessárias, o processo se tornará mais simples.

Vitórias e derrotas de se comprar uma empresa

Ao comprar negócio, você poderá ter sucesso, assim como poderá ter fracasso. Independentemente disso, você precisa estar disposto a tentar mais e mais todos os dias.

- Você precisa estar preparado para agregar valor ao procurar comprar uma empresa - mesmo que ela já esteja indo bem.

Pense em ideias e anote os passos necessários que você planeja implementar para promover o crescimento do negócio.

Crie uma linha do tempo de quando você quer que as coisas sejam concluídas e como você planeja capitalizar essas mudanças.

  • Quais serão as suas estratégias de marketing?
  • Você está aprimorando um serviço existente e precisa compartilhar essas alterações com seus clientes?
  • Como você vai espalhar suas mensagens nas mídias sociais? Esteja preparado para agregar valor à experiência do cliente.

Além disso, considere as alterações que você pode ter que fazer desde o início. Sabendo lidar bem com os funcionários existentes e levando as dicas acima em conta, comprar uma empresa ao invés de empreender do zero será a opção perfeita para você!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você