Lênia Luz
Lênia Luz
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Congressos apostam em sustentabilidade e geram reciclagem de, aproximadamente, 1,4 toneladas de lixo por event

Congressos apostam em sustentabilidade e geram reciclagem de, aproximadamente, 1,4 toneladas de lixo por event
Natalia Brandao
mai. 6 - 6 min de leitura
000

A palavra sustentabilidade vem do latim sustentare, que significa sustentar, apoiar, conservar e cuidar, e teve origem a partir do conceito de ecodesenvolvimento proposto durante a Primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, em Estocolmo, na Suécia, em 1972.

Este conceito aborda a maneira como se deve agir em relação à natureza. O objetivo é preservar o planeta e as necessidades humanas, de modo que um recurso natural explorado de forma sustentável dure para sempre.

A sustentabilidade é construída sobre três pilares interdependentes e que se suportam mutuamente: desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e proteção ambiental.

O uso consciente de recursos naturais, as novas alternativas e as ações relacionadas ao planeta são iniciativas para o bem-estar coletivo.

Pensando nisso, a E4, organizadora de diversos congressos em São Paulo, entre eles o Meeting Brasileiro de Nutrição Estética e o Gluten Free Brasil, aposta em ações sustentáveis para todos os seus projetos.

Entre estandes reutilizáveis e consumo de frutas da época, a agência auxilia não apenas na proteção ambiental, mas também nas contas da empresa. Confira algumas ações sustentáveis que podem ser encontradas nos congressos:

Eco Stand

Construídos de madeira certificada, os estandes têm, praticamente, 100% dos materiais reutilizados em todos os eventos da agência. São, aproximadamente, 4 mil metros quadrados de madeira reaproveitada.

Ecobags

Feitas de fibra de garrafa pet, as ecobags ajudam a retirar este material, totalmente poluidor, do meio ambiente. Para confeccionar uma sacola, é preciso duas garrafas pet, havendo, assim, reaproveitamento de um material que demoraria, pelo menos, 100 anos para se decompor. A cada evento, são distribuídas cerca de 1.500 ecobags sustentáveis, resultando em uma reciclagem de 3 mil garrafas. Ao todo, já são mais de 40 mil garrafas pet reutilizadas de maneira consciente.

Copos e potes

Os itens utilizados nos congressos E4 são biodegradáveis e feitos com papel de fibras virgens reflorestadas. Os produtos possuem um tempo de degradação de apenas seis meses. Além disso, eles não possuem corantes e, quando descartados, não deixam resíduos tóxicos na natureza.

Iluminação

Toda a iluminação dos eventos é realizada através de lâmpadas LED, que possuem uma redução significativa no gasto de energia. A troca fez com que a empresa tivesse uma economia de 95% na conta de luz.

Reciclagem

Os congressos E4 possuem uma separação dos lixos para reciclagem, são eles: plástico, papel e vidro. Pensando em minimizar ainda mais o impacto no meio ambiente, é disponibilizado, também, um ponto de descarte para garrafas pet. Os eventos possuem os selos Eu Reciclo e Sou Resíduo Zero, que certificam que todo o material gerado é destinado para reciclagem de forma correta. São reciclados, aproximadamente, 1,4 toneladas de lixo por evento.

Frutas da época

Em todos os congressos é realizado o Natural Break, uma mesa de coffe oferecida pela chef Renata Macena, com diversas preparações funcionais, biodisponibilidade de nutrientes e frutas da época, pois, além de mais nutritivas e saborosas, são mais sustentáveis. Isso acontece, pois, frutas

fora de época geram maior agressão ao solo, através dos preparos específicos para torna-lo apto ao desenvolvimento daqueles frutos. Além disso, o uso de agrotóxicos e outros componentes químicos podem ser utilizados com mais frequência nessas situações, contaminando o lençol freático daquela região. Ao escolher as frutas da época, a chef obtém uma economia de 50% no valor total da compra dos ingredientes.

Demais materiais

Para as outras peças dos eventos, como painel de entrada e material das salas de palestras, são reciclados até 80% da matéria-prima. As peças danificadas são readequadas e, em último caso, substituídas por novas.

Congressos

Quer conhecer um pouco mais do trabalho realizado pela E4? Confira as datas dos próximos eventos:

MBNE – Meeting Brasileiro de Nutrição Estética

O congresso realizado desde 2014, que tem como missão proporcionar ao nutricionista atualização e capacitação na prescrição de nutracêuticos, suplementos e superfoods com foco na Nutrição Estética, que para nós, vai muito além da estética, ela está diretamente relacionada com a saúde da mulher. Por meio da conduta nutricional é possível promover a reposição de nutrientes, atenuar sintomas, promover saúde e consequentemente potencializar a melhora de desordens estéticas, é o que chamamos de conceito In&Out.

Com o tema central a Nutrição na beleza e saúde da mulher, a 6ª edição do MBNE acontece nos dias 17 e 18 de maior, em São Paulo.

GF – Gluten Free Brasil

Completando 10 anos, o maior evento Gluten Free da América Latina será realizado, este ano, nos dias 12 e 13 de julho, em São Paulo.

O congresso nasceu com a missão de levar ao nutricionista mais informações sobre o universo da alimentação sem glúten e sobre o aumento considerável de pessoas com doenças e alergias relacionadas à substância, como a doença celíaca e a intolerância a esta proteína. Com o passar dos anos, esse virou um tema constituinte da programação do congresso e o Gluten Free discute os temas mais relevantes da nutrição clínica, trazendo o que há de mais novo na ciência para a prática do nutricionista de consultório.

Dentro do evento temos a 7ª Expo Nutracêuticos & Funcionais, com a presença de importantes marcas do setor, mais de 80, aproximando prescritor, varejo e indústria.

Além de palestras com especialistas nacionais e internacionais, o GF recebe chefs reconhecidos por sua gastronomia funcional no 4º Congresso Brasileiro de Gastronomia Funcional, apresenta as novas tendências do mercado na sala Tendências & Nutrição.

NE – Meeting Brasileiro de Nutrição Esportiva

Em 2012, a E4 lançou o evento de maior importância no país voltado à atualização científica em nutrição e esporte, exaltando o papel da nutrição na performance do atleta de todas as modalidades. A cada ano, o congresso reafirma a importância da nutrição esportiva e conecta os congressistas a diversos nomes consagrados da área.

Além de atletas de alto rendimento, como medalhistas olímpicos e paraolímpicos de diversas modalidades, que conversam com os congressistas e compartilham estratégias nutricionais, desafios e resultados na Arena Clinic Experience.

O #NE2019 acontece nos dias 04 e 05 de outubro, em São Paulo.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você