Lênia Luz
Lênia Luz
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Cuide de seu maior empreendimento: Você Mesma!

Lênia Luz
out. 13 - 3 min de leitura
000

Por Andrea  Ferreira

Esta semana estou fazendo meus exames de saúde. Exames gerais e entre eles mamografia. Quando fui preencher a fichinha onde perguntam idade, se o exame é de rotina ou se tem alguma queixa, se tem histórico de câncer de mama na família e, em caso de resposta positiva, quando aconteceu, me dei conta de que tenho quase a mesma idade que minha mãe tinha quando ela foi diagnosticada.

Naquela época, e isso nem faz tanto tempo assim, pouco mais de 20 anos, quando uma pessoa recebia um diagnóstico de câncer era como se tivesse recebido uma sentença de morte. As chances de cura eram pequenas e havia casos raros de pessoas que diagnosticadas cedo, passavam pelo doloroso tratamento e conseguiam vencer a doença. Infelizmente, não foi o caso de minha mãe.

Fonte da imagem: Estúdio Trevisart

 

Mais ou menos na mesma época, começaram várias campanhas de prevenção. O Outubro Rosa começou nos Estados Unidos nos anos 90. Campanhas na TV orientando e informando e o assunto começou a deixar de ser tabu.  Algumas pessoas sequer ousavam dizer a palavra "câncer" e muita gente não gostava nem de falar sobre isso. Era um monstro, um fantasma.

Muita coisa mudou. Começando pelos equipamentos e exames que estão cada vez mais modernos e capazes de detectar um carocinho ou nódulo em fase inicial (quanto antes, maior a chance de sucesso no tratamento), até as sessões de radio ou quimioterapia são bem menos agressivos, e mesmo as cirurgias de mastectomia e a colocação de próteses, quando necessário, tudo isso evoluiu e melhorou.

Apesar desta doença ser realmente horrível e uma notícia difícil tanto para o paciente quanto para os familiares, muitos são os casos de recuperação total. Conheço várias mulheres que levam uma vida normal e estão totalmente curadas. Tenho muito orgulho de todas vocês, garotas!

O Outubro Rosa e outras campanhas são só um lembrete, nosso compromisso conosco é o ano todo.

Quanto mais informação tivermos, quanto mais atenção dedicarmos a nossa saúde, consultando nosso médico, fazendo exames periódicos, observando qualquer coisinha diferente nos seios e axilas e falando sobre isso com outras mulheres, melhor será para todas nós.

Portanto, cuide-se!

Em tempo: O Empreendedorismo terá no próximo dia 22.10 às 19h no Espaço Adelina Hess, uma pROSA sobre bem-estar. Venha fazer parte com a gente!

Inscreva-se: https://eventioz.com.br/e/happy-com-prosa-especial-outubro-rosa


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você