Lênia Luz
Lênia Luz
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Dê um BASTA a impostora que habita em você

Dê um BASTA a impostora que habita em  você
Lênia Luz
mar. 11 - 5 min de leitura
000

Por Lênia Luz

O mês de março está  intenso por aqui por ser o mês dedicado a tantas celebrações dedicadas às mulheres e, com isso, ser um mês de muitas conversas empoderadoras por aí, por aqui.

Nestas andanças, o que mais ouvi após minhas falas, é sobre uma "tal de impostora" que anda empacando a vida de mulheres que já fazem acontecer na vida e nos negócios, mas que ainda não se validam como tal. Vale lembrar aqui que são mulheres de todas as idades, formações e histórias. Portanto, o que sempre me inquieta é que definitivamente ainda temos uma cultura (externa e interna), que diz NÃO a nós e SIM aos outros.

Para continuar a ler este texto, clique AQUI e aumente o som, esta música embalará a nossa pROSA, afinal "I want to see you be brave" . 

Pois hoje quero lhe desafiar a dar um basta a esta impostora. Para tal, é preciso que você o identifique primeiro e trago aqui algumas das "falas" com que ele nos ataca:

  • Quando ouvir palavras duras, rudes e com um grau de maldade, que você jamais diria a alguém, ele está em ação.
  • Quando vier a sua mente uma duplicidade de papéis, como "sou uma maravilhosa mãe, sou uma péssima mãe", "sou uma profissional fodástica, sou uma profissional medíocre" e assim por diante, saiba é ela querendo te boicotar.
  • Quando estiver a frente de um projeto, seja pessoal ou profissional e ouvir "você ainda não está pronta, vá se preparar antes" ou "você vai acabar com sua carreira se aceitar este projeto, você não tem  habilidades para tal desafio." Eis a síndrome te atacando de novo.
  • Quando ouvir "você não é boa em negociação, em tecnologia, em cálculos" desista, eis mais um ataque gerado pela cultura que diz que somente homens tem habilidade e potencialidades para estas demandas.
  • Quando escuta "você está magra demais", "está gorda demais", "é velha demais", "é jovem demais", mais uma vez é o impostor te provocando em relação ao perfeccionismo de seu aspecto físico.
  • Quando escuta falas exteriores na forma de seus pais, chefes, professores, filhos, marido, "amigas" , experiências religiosas, educacionais ou profissionais, lá está a impostora trazendo as críticas da vida real, para minar seu crescimento.
  • Por fim, quando pensa que já superou algumas destas falas acima, ou qualquer outra, ela volta como fosse aquela goteira que não tem fim, lembrando que "você não é capaz".

Se identificou com algum dos pontos acima? Se sim, o próximo passo agora é lidar com o impostora da seguinte forma: Identifique de onde ela vem e o nomeie pelo que ela é; com isso a cada ataque diga-lhe: "Não, muito obrigada. Não aceito suas sugestões sobre tal situação, pois sei que tenho capacidade e potencialidades para viver este acontecimento." Aperte a tecla F do FODA-SE e faça acontecer.

Falando assim, parece muito simples, não é mesmo? Eu sei que não é, tem dias que a gente acaba acolhendo a impostora, ao invés de mandá-lo passear. Por isso é muito importante que busque ajuda de outras mulheres para que, ao identificar que está sendo "atacada" novamente por ela, você saiba se posicionar e seguir confiante com seus propósitos.

Eu também sofro ataques desta síndrome, ainda mais no trabalho que desenvolvo com e para mulheres, por este motivo  busco maneiras que me ajudem quando passo por tal situação. 

Por isso, mais um desafio que te dou é que procure alguma atividade física, artística, artesanal, para que assim fortaleça o olhar positivo sobre você mesma.

Lembre que a síndrome da impostora, pode se tornar uma voz dominante em sua vida. Mas ela definitivamente não é a sua essência. Sua  essência é formada por suas habilidades, beleza, talentos, capacidades de amar e ser amada, à sua maneira, com sua SINGULARIDADE.

Convido você a tomar posse da poderosa Mulher que você é e seguir em frente com seus sonhos e propósitos, na vida pessoal e profissional.

Por aqui  tenho dois programas onde abordo de maneira muito direta a síndrome da  impostora, o Lean In Circle:https://www.sympla.com.br/lean-in-circle--brasil----lideranca-e-auto-lideranca-feminina--turma-51__1150272 ,

que terá nova turma  em abril e  temos ainda a Confraria ROSA, que vem empoderando mulheres através da troca continuada na vida e nos negócios.

Se desejar fazer parte destes programas mande um email para  falecom@lenialuz.com.br e terei imenso prazer em respondê-la e acolhê-la entre nós.

FELIZ MÊS DA MULHER!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você