Lênia Luz
Lênia Luz
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Empodere com o feedback

Lênia Luz
mai. 19 - 2 min de leitura
000

Por Ludmila Coelho

Você pode até não saber o significado exato da palavra feedback, mas com certeza já usou em alguma expressão e sabe muito bem o que ela representa. Feedback nada mais é do que destacar para um colaborador os pontos positivos e negativos dele. No final da interação, ocorrerá o aprendizado. O feedback é fundamental e orienta os funcionários quanto às novas decisões e escolhas no futuro, além de motivá-los a melhorar seu rendimento. Você sabe da importância dele, mas será que você sabe a melhor maneira de realizá-lo?

Canais empreendedores e de economia citam algumas práticas para dar o feedback estruturado e construtivo a fim de garantir o desenvolvimento da empresa. Uma das técnicas mais usadas pelos gestores é a chamada “sanduíche”. Ela consiste em não focar essencialmente nos pontos negativos logo de cara. Colocar as críticas entre frases positivas para que a ordem das palavras influencie na maneira como essa mensagem será interpretada pelo ouvinte. Sabe-se que adjetivos positivos devem ser utilizados no início da conversa e, posteriormente, os negativos, para que o impacto da mensagem seja mais efetivo.

Fonte da imagem: Agência Bolacha

A entonação das palavras também influencia na mensagem que se deseja passar. Ela pode transmitir atitudes do falante, como amizade, entusiasmo ou, até mesmo, hostilidade. Assim, o ouvinte pode usar o seu modelo de fala para inferir o estado emocional do falante – como excitação, depressão e tristeza. Usar as palavras certas, com a entonação errada, pode comprometer o sentido daquilo que se deseja transmitir.

A frequência entre os feedbacks também é de extrema importância. Deve-se criar o hábito de dar retorno aos funcionários, seja ele positivo ou não. Aprendemos com mais efetividade com os retornos positivos. Sempre que houver espaço, elogie e ofereça sugestões ao receptor.

Lembre-se, o feedback não é sinônimo de bronca ou lição de moral, mas sim uma possibilidade de desenvolvimento do colaborador e um instrumento importante para as instituições. As empresas que têm melhores resultados são aquelas que, sem dúvida, dedicam mais tempo na relação com os seus colaboradores.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você