Lênia Luz
Lênia Luz
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Empreendedoras Sociais de Sucesso - Caso 2

Lênia Luz
ago. 15 - 3 min de leitura
000

Seguindo o embalo do último artigo, compartilho mais uma história já está gerando bons impactos na nossa sociedade. Como eu disse no artigo anterior, nada melhor que bons casos para as pessoas entenderem o que são e como funcionam os negócios sociais.

Reforçando a importância de se criar oportunidades, dessa vez para produtores rurais, apresento a vocês  Produtos De-Lá, empresa social da designer Laura Cota, que trabalha junto a pequenos produtores rurais criando uma identidade para seus produtos, melhorando a linha de produção e aumentando os seus canais de venda. Depois de uma visita pessoal a esses produtores, Laura Cota faz a ponte deles com a sua loja em Belo Horizonte (Av. do Contorno, 6000, loja 208, bairro Savassi), inaugurada no meio do ano de 2012 e já indicada pela Veja BH Comer e Beber Guia 2013/2014 como um dos três empórios Gourmets da capital mineira.

Quando cabível, Laura também cria articulações locais com organizações como a EMATER, capazes de trabalhar junto aos produtores rurais a qualidade de sua produção. Além disso, alguns produtores participam do projeto Histórias De-Lá, incentivado por campanha de crowdfunding na plataforma Movere, cujo principal objetivo é contar as deliciosas histórias que cada produto guarda. A figura abaixo permite visualizar o modelo de funcionamento da De-Lá.

Divulgação

São deliciosos queijos da Serra do Salitre, biscoitos, geleias e compotas de outros cantos de Minas, cujos produtores têm melhorado a qualidade e regularidade da produção, bem como o escoamento e o valor agregado desta, aumentando assim suas receitas sem precisar sair da área rural.

Seja no trabalho de campo, na criação de identidade e na abertura de um canal de venda, a De-Lá tem permitido que um número cada vez maior de clientes se deliciem pela produção agropecuária mineira, enquanto famílias como a do Seu João, produtor do famosíssimo queijo da Serra do Salitre, melhoram bastante sua qualidade de vida se dedicando ao que sabem fazer bem.

TEDxTalk do mês: a TEDxTalk do mês é a inspiradora palestra da artista e grafiteira Panmela Castro, no TEDxBeloHorizonte, em 2012. Panmela usa a arte do grafite para transformar a vida de meninas, conscientizando-as sobre seus direitos como mulheres. Vale a pena assistir.

Natália Menhem é cientista social pela Universidade Federal de Minas Gerais, com experiência em estudos socioeconômicos e engajamento de comunidades. É co-fundadora e co-diretora da startup Sustenta Projetos, que realiza diagnósticos de comunidades e trabalha para o fortalecimento do empreendedorismo de impacto. Integra a equipe organizadora do TEDxBeloHorizonte e é embaixadora do TEDx no Brasil em 2013.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você