Lênia Luz
Lênia Luz
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Empreendedorismo Rosa em Dourados

Lênia Luz
ago. 5 - 3 min de leitura
000

No último dia 25 de julho o Empreendedorismo Rosa esteve comandando em Dourados um bate-papo entre mulheres empreendedoras de destaque em seus segmentos, que compartilharam experiências e ações que realizam no mundo dos negócios.

Fonte das imagens: Empreendedorismo Rosa

O Talk Show “Empreendedorismo Rosa: Elas fazem a diferença!” foi realizado pelo Sebrae em parceria com a ABF (Associação Brasileira de Franchising) dentro do  Fórum Regional de Desenvolvimento – Circuito Centro Sul, no Espaço Fomenta do Pavilhão de Eventos Dom Teodardo Leitz, onde também estive representando minha empresa Aurelio Luz Franchising & Varejo, na Mostra de Franquias.

Tive a oportunidade de conhecer e mediar o Talk Show com mulheres podeROSAs  Maristela França, diretora de operações do Sebrae no MS, a prefeita de Eldorado, Marta Araújo; Tânia Zanin, membro da Comissão de Ética e Associada da ABF – Associação Brasileira de Franchising; Marlene Izzo dos Santos Panini, proprietária da Izzo Jeans.

Maristela destacou a posição que as lideranças femininas têm ocupado no cenário nacional: “As mulheres conquistaram espaço no mercado de trabalho e, à frente dos negócios e na política, têm construído diretrizes e feito com que as leis aconteçam.”

Seguem algumas frases compartilhadas com as 150 pessoas presentes, vale destacar que fomos presenteadas com a presença de muitos homens na plateia.

Maristela França sobre parceria com os homens: “Hoje, falamos em complementariedade entre os gêneros, algo que enriquece a atuação profissional de ambos.”

Marlene Izzo dos Santos Panini falando sobre sociedade e casamento: “Dividimos as funções por afinidades. Como ele tem mais flexibilidade com os horários durante o dia consegue acompanhar mais as crianças. É uma constante parceria”.

Tânia Zanin sobre mudança de carreira: “Decidi mudar o rumo de minha carreira por ver novas oportunidades”; “Deixei de ser professora de inglês para fazer Direito e me tornar uma advogada na área de franquias”; “Fui atrás do que me fizesse de fato feliz!

Marta Araújo: “ Escolher a política como carreira foi por desejar fazer a diferença em um segmento, o político, onde ainda temos tão poucas mulheres atuando. Loucura? Não. Paixão por  fazer mudanças.”

Segundo pesquisa divulgada neste ano pelo Sebrae, entre 2001 e 2011, no Brasil, o número de mulheres empreendedoras aumentou 21%, enquanto o de homens apenas 10%. No mesmo período, a proporção das donas do próprio negócio que são “chefes de domicílio”, ou seja, sustentam o lar, subiu de 27% para 37%.

De 2002 a 2012, a estatística de negócios por oportunidade entre as mulheres cresceu de 39% para 63%. O Mato Grosso do Sul é hoje o quarto Estado com a maior proporção de mulheres empreendedoras: são 33% do total de empresários (dois pontos percentuais acima da média nacional), perdendo apenas para o DF, RJ e SE.

Ao final do evento, tive a oportunidade de conversar com muitas mulheres e a identidade com as histórias compartilhadas deu a elas novo ânimo e inspiração.

Com o objetivo de Inspirar, Realizar, Empreender deixei a cidade de Dourados com a certeza de que o ROSA fez diferença por lá.
Beijos de “bora” ROSEAR o BRASIL!

Lênia Luz é Diretora de Comunicação do Empreendedorismo Rosa.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você