Lênia Luz
Lênia Luz
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Empreendendo nas Organizações

Empreendendo nas Organizações
Lênia Luz
fev. 5 - 2 min de leitura
000

Lembro na faculdade de administração quando me perguntavam se eu gostaria de empreender, eu afirmava veementemente que não. Que não tinha perfil e que queria mesmo era estar em grandes organizações. Engraçado como fomos educados a polarizar o empreender do trabalhar em organizações.

Porém, a medida que fui avançando na carreira corporativa, percebi o quanto gostava de usar da minha criatividade para resolver problemas, o quanto me era natural ser proativa frente a iniciativas e que querendo ou não me sentia "meio dona" da organização, características essas que sempre escutei nos relatos de grandes empreendedores.

Foi aí que comecei a estudar um termo ainda não muito divulgado no Brasil - o intraempreendedorismo. Esse termo apareceu pela primeira vez lá em 1978, afirmando que as empresas, a fim de prosperar numa economia em rápida mudança precisariam incorporar o pensamento empreendedor. Se naquela época era imperativo, o que dizer dos tempos atuais em que as mudanças acontecem num piscar de olhos!

E o que compõe esse pensamento empreendedor tão essencial nas organizações? Vejamos algumas características destes intraempreendedores. Intraempreendedores são dinâmicos, sempre testando ideias e conectando pessoas.

São comprometidos com a inovação, o que significa que sempre buscam a melhoria contínua, mesmo quando resulte fazer mudanças radicais. São adaptáveis e resilientes, mantendo o otimismo e a vontade de trabalhar.

Quem não gostaria de trabalhar com pessoas assim não é mesmo? Você pode pensar que isso pode até ser verdade entre colegas de trabalho, mas na relação hierárquica a conversa seria outra.

Realmente, ainda há muitas organizações em que a liderança não se sente confortável, e às vezes até mesmo intimidada com esse perfil intraempreendedor. Mas a boa notícia é que as empresas e suas lideranças estão constatando que sem esses funcionários, a sua sobrevivência está em risco.

Vamos embarcar neste mundo intraempreendedor? Tenho certeza que a jornada nos levará a destinos surpreendentes!

Se você se interessa pelo assunto e gostaria de se “equipar” com mais informações, conheça o nosso Programa Gear Up Women.

Inscrições: https://www.sympla.com.br/programa-gear-up---1-turma__224780

Quer receber a ementa do programa? Mande email para: contato@empreendedorismorosa.com.br

Por Karina Leyser Cordeiro

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você