Lênia Luz
Lênia Luz
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Habilidade empreendedora ou workaholic?

Lênia Luz
nov. 26 - 4 min de leitura
000

Sete horas! O super aparelho tecnológico de última geração dá sinal que um novo dia começa. Antes mesmo de sentir cada músculo e membro do corpo, a sua mente faz uma busca rápida de todos os compromissos, pendências, projetos, reuniões, acordos e encaminhamentos que devem ser resolvidos neste dia. Uma batalha entre o dever e o querer é travada ainda debaixo do aconchegante edredom que a protegeu durante a noite que, para você, passou tão rapidamente que nem deu para curtir direito esse momento tão precioso. Quando deitou, não teve condições de agradecer à providência divina pelo dia que viveu, pois o cansaço a nocauteou as duas da manhã, quando você ainda se encontrava debruçada sobre a tela touch screen do seu ultrabook. Ufa! Foi difícil reencontrar o equipamento e o celular debaixo dos lençóis para fazê-lo silenciar!

Fonte de Imagem: Divulgação, Diabo veste Prada

Antes que o querer dominasse o seu corpo e mente, você se joga da cama e, sem consciência dos seus movimentos, se lança debaixo do chuveiro e, apenas alguns minutos depois, se dá conta da sua real situação. Mais um dia começou, você tem muitas ideias, o tempo é o seu principal obstáculo e, além de tudo, tem que pensar ainda nos filhos, marido, os pais, papagaio, periquito, gato, cachorro... Nenhuma pressão externa é maior que aquela que você mesma exerce sobre a sua mente! Quanta coisa! Mas, vamos reestruturar as coisas! Se você fizer um recall da sua vida nos últimos três últimos anos, o que realmente tem valido a pena?

Ante o cenário enlouquecido que observo no mundo contemporâneo, considero razoável questionarmos o tênue limite que separa o perfil empreendedor do workaholic. Ter agenda cheia de compromissos não quer dizer, necessariamente, que uma pessoa é bem-sucedida e capaz de gerar resultados sustentáveis! Você já pensou que isso pode apontar justamente a falta de foco?

Quanto do seu investimento de energia e tempo tem gerado possibilidades concretas de crescimento pessoal e na carreira? Você tem se guiado por um Planejamento Estratégico ou tem deixado a vida conduzir os acontecimentos da sua vida? O perfil empreendedor tem a visão ampla. Embora tenha concentração no momento atual e nas atividades do dia a dia, tem claro aonde quer chegar e de que forma fará as coisas acontecerem.

Já o perfil workaholic tende a fixar tanto a sua atenção no dia a dia, nas tarefas e preocupações rotineiras que nem percebe suas energias se exaurindo. É uma pessoa apaixonada por trabalho, mas vai fazendo, fazendo, sem preocupações com a definição de metas, objetivos e a clareza de propósito. Tanto o perfil empreendedor quanto o workaholic é apaixonado pelo que faz e esse é um diferencial imprescindível no mundo moderno. E, quando somado a um planejamento pode fazer total diferença, com resultados extraordinários! Agora, com essas considerações resta você responder a uma pergunta muito importante: você está mais para empreendedora ou para workaholic? Ter consciência do seu posicionamento e aperfeiçoar o que é necessário pode gerar grandes transformações na sua vida.

Leila Navarro é palestrante pioneira no lançamento de recurso moderno, tecnológico e inovador, o APP Motive-se, um aplicativo motivacional completo. Há mais de 14 anos no mercado de palestras, Leila Navarro conquistou sólida carreira no Brasil e no exterior. Entre os prêmios que conferem destaque à sua carreira estão: Prêmio Top of Mind Estadão RH, o Oscar do RH, o mais prestigiado e desejado prêmio do mercado, o Prêmio de 100 fornecedores de RH – Categoria palestrante do ano (2005 e 2009), entre outros. Autora de quinze livros, entre eles, o recente “Autocoaching de Carreira e de Vida”. Leila mantém como base da sua carreira a inovação, a confiança, a sustentabilidade, o comprometimento e a capacidade de manter todos esses quesitos em altos níveis de satisfação e felicidade.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você