Lênia Luz
Lênia Luz
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Jacinda Ardern anuncia produtos sanitários gratuitos para todas as alunas

Jacinda Ardern anuncia produtos sanitários gratuitos para todas as alunas
Lênia Luz
jun. 8 - 2 min de leitura
010

Em fevereiro deste ano, a Escócia se tornou o primeiro país a aprovar uma lei para garantir que os produtos sanitários sejam gratuitos para todas as mulheres . Dois anos antes, tornou-se o primeiro país a fornecer produtos sanitários gratuitos para estudantes de escolas, faculdades e universidades .

Nas últimas 24 horas, a primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern , seguiu o exemplo com o compromisso de acabar com a "pobreza da época", dando a todas as pessoas em idade escolar que têm períodos de produtos sanitários gratuitos. O acesso a produtos sanitários e a espaços seguros e higiênicos para usá-los não é igualmente distribuído.

Ardern quer que isso mude.

"Ao torná-los disponíveis gratuitamente, apoiamos esses jovens a continuar aprendendo na escola", disse ela ontem. "Sabemos que cerca de 95.000 crianças de nove a dezoito anos podem ficar em casa durante o período menstrual por não poder comprar produtos mensais".

No Reino Unido, a pesquisa mais recente da Full Fact revelou que 27% das mulheres e meninas que responderam à pesquisa disseram que não podiam comprar produtos menstruais. Uma pesquisa do KidsCan em 2018 revelou que um terço dos entrevistados de 15 a 17 anos disse ter perdido a escola porque não tinha itens sanitários . Na Nova Zelândia, como em muitos lugares do mundo, algumas mulheres precisam escolher entre gastar seu dinheiro em alimentos ou comprar itens sanitários.

Arderns planeja lançar o esquema que mudará essas realidades horríveis, fornecendo aos alunos produtos sanitários. O esquema faz parte de um orçamento de US $ 2,2 milhões e começará a distribuir produtos em 15 escolas em Waikato, uma região da ilha norte do país, no terceiro período. O restante das escolas estaduais e integradas tenha a chance de optar pelo esquema no início do próximo ano.

A ministra da Mulher da Nova Zelândia, Julie Anne Genter, disse ao SBS que as demandas financeiras impostas àqueles que necessitam de produtos sanitários podem ser "proibitivas" para algumas pessoas e podem causar mais dificuldades e desafios para quem não tem meios de comprá-las.                                          Post Original:

https://womensagenda.com.au/latest/jacinda-ardern-announces-free-sanitary-products-for-all-schoolgirls/

 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você