Lênia Luz
Lênia Luz
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Mapa do empreendedorismo feminino no Brasil elenca 148 iniciativas de apoio às mulheres

Mapa do empreendedorismo feminino no Brasil elenca 148 iniciativas de apoio às mulheres
Lênia Luz
fev. 8 - 5 min de leitura
000

Mais um ano que o Empreendedorismo Rosa foi incluído no MAPA do Ecossistema de Apoio às Mulheres.

Compreender o contexto do ecossistema de empreendedorismo feminino em um ano tão atípico como 2020, cunhado por uma pandemia e crise econômica que afetaram diretamente o desempenho de pequenas e médias empresas, foi o grande desafio do recém-lançado “Mapa do Ecossistema de Apoio às Mulheres”, estudo que compila instituições de apoio a mulheres no empreendedorismo.
 

O mapeamento é realizado pela Rede Mulher Empreendedora (RME), principal rede de apoio a mulheres empreendedoras e microempresárias, que também fomenta ao ecossistema de inovação feminino no Brasil. Em sua quinta edição, o mapa, que é feito de maneira voluntária pelo braço de filantropia da rede, o Instituto RME, tem como proposta apresentar instituições públicas e privadas do país que possuam ações ou programas voltados ao apoio de mulheres. Foram 148 empresas listadas no total.

“Entendemos que teríamos de ampliar o leque e entender novas iniciativas no último ano”, conta Célia Kano, diretora de projetos e programas da RME, sobre a nova versão. Os temas abordados no estudo vão desde empreendedorismo e inserção no mercado de trabalho a profissionalização, aceleração e investimentos em startups.
 

Para participarem da seleção, os programas deveriam ser 100% voltados ao apoio às mulheres, estar em operação e ter atuação nacional. Com a digitalização impulsionada pela pandemia de Covid-19, muitos projetos locais também foram capazes de ganhar escala nacional e ganharam a chance de serem inseridos no mapeamento.

Hoje, o mapa transcende os limites do empreendedorismo e abrange questões com foco em empregabilidade, por exemplo. “Vemos o mapa como uma maneira de reconhecer iniciativas de destaque não apenas para aquela mulher que empreende ou está no mundo corporativo, mas também às que querem recorrer à rede de apoio para conseguirem um trabalho, por exemplo”, afirma Kano.

Mulheres na inovação em alta
A relevância do tema é maior do que nunca. Em uma pesquisa Sebrae com a FGV, os pequenos negócios liderados por mulheres foram apontados como o grande motor do empreendedorismo durante a pandemia. O estudo mostrou que 71% dos negócios femininos inovaram no período de crise, sobretudo com a ajuda da tecnologia — um desempenho superior aos demais empreendimentos.

Comparado à sua última versão, o mapa manteve uma média similar de instituições em cada categoria, o que segundo Célia, é algo positivo. Desde sua fundação, em 2018, foram cinco novas categorias mapeadas pela RME, totalizando 21 subdivisões.

Novas categorias
O destaque do mapeamento que se refere ao ano de 2020 está na aparição de uma nova categoria: a de conselheiras. Esse grupo reconhece ações de treinamento e incentivo para que mulheres ocupem um maior número de cargos de liderança em conselhos de administração de grandes empresas, e inclui instituições como Conselheira 101 e Women on Board (WOB).

“A discussão sobre a presença feminina nas empresas já alcançou um outro nível”, detalha Kano. “A hierarquia importa e há uma pressão de investidores e da sociedade por mais representatividade. Isso por si só os organismos corram contra o tempo para tratar do tema”, conclui a diretora.

As conselheiras surgem nesse contexto da necessidade de adaptação e preparação das companhias para uma nova realidade do mercado.

Além do foco corporativo, surgiram também no último ano diversas iniciativas que apoiam a presença de mulheres em setores majoritariamente masculinos, como o da construção civil, agropecurária e política. "São setores escassos para mulheres, mas com um potencial imenso. Percebemos que em construção civil, por exemplo, havia iniciativas que fomentam o trabalho de arquitetas, pedreiras e engenheiras e incluímos essa categoria tão importante no mapa”, esclarece.

Empreendedorismo feminino mais segmentado e inclusivo
Ao analisar o futuro do empreendedorismo feminino no Brasil, será cada vez mais comum a existência de programas segmentados, segundo a executiva. Para ela, o foco em tecnologia também será indispensável. “Nos próximos anos, o destaque estará nas iniciativas que levem em conta a transformação digital, e priorizem levar mulheres para a área de tecnologia”, afirma.

Serão cada vez mais comuns programas que estejam determinados a auxiliar empresas femininas a se digitalizarem e ajudar mulheres a competirem de forma mais igualitária no próspero mercado de tecnologia. Afora isso, Célia destaca a ascensão das categorias que envolvem mulheres negras, empregabilidade e investimentos em startups femininas.

O surgimento de uma categoria voltada exclusivamente para o incentivo financeiro de PMEs femininas também não irá tardar, diz a diretora. “Temos pouquíssimas iniciativas de crédito no Brasil, e sabemos a diferença que o crédito faz para um pequeno negócio. Essa não é uma categoria que já existe, mas irá existir logo”, conclui.

“O empreendedorismo feminino brasileiro será cada vez mais setorizado e inclusivo, valorizando setores do mercado que precisam de mais atenção e populações que necessitam de uma melhor inserção no mercado”.

Um exemplo disso, segundo Célia, está na ascensão da categoria de mulheres negras, com iniciativas como a Feira Preta, maior evento de empreendedorismo negro da América Latina. “Não podemos mais falar apenas em empreendedorismo feminino. O empreendedorismo será inclusivo”, ratifica.

Autora: Maria Clara Dias, especial para o GazzConecta

Fonte: GazzConecta 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você