Lênia Luz
Lênia Luz
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Maria das Graças Foster - Presidente da Petrobras

Lênia Luz
jun. 8 - 2 min de leitura
000

A maior empresa do Brasil tem uma mulher no comando. Maria das Graças Foster é a décima mulher a ocupar um cargo de peso no governo da Presidenta Dilma Rousseff.

Fonte da imagem: Women's Forum for the Economy and Society

"Quando aceitarmos mais a diversidade, teremos uma empresa mais rica, mais feliz e muito mais competitiva." Maria das Graças Foster - Presidente da Petrobras.

Nascida em Caratinga, Minas, viveu numa favela, no Morro do Adeus, no Rio de Janeiro, que hoje integra o famoso Complexo do Alemão.  Até os 12 anos, ela catou papel e lata na rua para custear os estudos.

Graça é funcionária de carreira da Petrobras e considerada executiva com um perfil técnico; entrou na Petrobras como estagiária, em 1978.
Formou-se em Engenheira Química no mesmo ano, pela Universidade Federal Fluminense .

Foi uma das primeiras mulheres a trabalhar “embarcada” em plataformas instaladas em alto-mar e, por indicação de Dilma (então ministra de Minas e Energia, no governo Lula) galgou, a partir de 2003, posições de destaque como a presidência de subsidiárias da Petrobras, a Petroquisa e a BR Distribuidora, antes de assumir a diretoria de Gás e Energia da empresa-mãe, em setembro de 2007.

Em 2010, Graça foi eleita pelo jornal britânico Financial Times como uma das 50 executivas mais poderosas do mundo, lista liderada pela indiana Indra Nooyi, executiva-chefe da PepsiCo.

Graça sucedeu a José Sérgio Gabrielli, que dirigiu a estatal no ciclo mais importante desde sua criação, nos anos 50, sobretudo em função do pré-sal, hoje uma poupança gigantesca dos brasileiros.

A Petrobras é controlada pelo estado brasileiro. Seus investidores minoritários detêm outra parte, e uma parcela de 40%  é de investidores internacionais.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você