Lênia Luz
Lênia Luz
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Maternidade X Desempenho profissional

Lênia Luz
mai. 19 - 2 min de leitura
000

Por Daniela Folloni

Maternidade e carreira: será que uma coisa atrapalha a outra? Uma boa parcela de mulheres não abrem mão nem de uma coisa, nem de outra. E estão aí, se virando nas 24 (24 horas do dia) para fazer sucesso na carreira, ser uma mãe nota 10 (ou 8,5 que já está bem bom!) e criar filhos felizes, bem-resolvidos e de cabeça boa.

Desde que me tornei mãe, percebi que essa minha nova condição no mundo - de cuidadora, de orientadora e de apaixonada por minhas crias - não atrapalhou o meu sucesso. Na verdade, me levou para mais perto dele. Claro, a vida fica mais corrida e é preciso de um tanto de serenidade (e um tanto de terapia, suco de maracujá, oração... e o que mais a gente achar que funciona) para dar conta de tudo. Mas ao mesmo tempo, me senti mais forte para lutar pelos meus sonhos. Mas essa é só a minha experiência...

Então, no mês passado resolvi fazer uma pesquisa para o meu site, o ITMÃE para saber: afinal, sua vida profissional melhorou ou piorou depois que você se tornou mãe? Participarem 291 mulheres entre executivas, empreendedoras, profissionais liberais... inclusive muitas colunistas aqui do ER (muito obrigada a todas), 63% delas com idade entre 30 e 40 anos; 25% de 40 a 50 anos. Então vamos aos resultados?

Fonte da imagem: Priscila Tescaro Consultoria em Comunicação

A primeira pergunta que fiz: Você continuou a trabalhar depois que teve filhos? 70% respondeu que sim e 14% parou por um tempo, mas voltou. E como será que a carreira dessas mulheres ficou depois da maternidade? Para 55% a carreira evoluiu; para 32%, continuou na mesma; e para 13%, andou para trás.

E quer saber quantas delas mudaram de carreira depois dos filhos? 34%. Já a mudança de emprego foi bem maior: 51% delas trocou de trabalho. E o salário? 45% tiveram aumento; 33% ficaram na mesma e 22% tiveram perda de salário. Por fim, 57% das mães tem certeza de que se tornaram profissionais melhores depois da maternidade. E apenas 10% acham que desempenho piorou. E você? Já fez o seu balanço?


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você