Lênia Luz
Lênia Luz
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Melhores estratégias de comunicação de vendas para as mulheres

Melhores estratégias de comunicação de vendas para as mulheres
Isabella Camardella
fev. 23 - 6 min de leitura
000

Nunca se falou tanto sobre a igualdade de gêneros e o empoderamento feminino como hoje. E no mundo dos negócios, é cada vez mais evidente que o público feminino faz parte de uma lucrativa fatia de mercado. Com isso, é urgente que as marcas compreendam o comportamento das consumidoras e conheçam as melhores estratégias de comunicação de vendas para as mulheres.

Dados não faltam para embasar o poder que as mulheres exercem atualmente nos hábitos de consumo. A influência delas na hora de decidir por um produto ou serviço ultrapassa segmentos que antes eram vistos exclusivos para o grupo feminino; como moda e beleza.

Segundo pesquisas de fabricantes de carros, as mulheres são responsáveis por 70% das compras de um automóvel, seja por influência direta ou indireta.

Além disso, elas são muito criteriosas antes de escolher um produto. De acordo com o levantamento "O Perfil de Consumo das Mulheres Brasileiras", do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 52,6% das mulheres fazem avaliações de produtos na internet, sendo celulares, roupas, alimentos e equipamentos de TV, DVD e som os itens mais analisados.

Diante desse cenário, as marcas precisam entregar uma comunicação mais conectada com as reais necessidades das mulheres, afim de atraí-las, de construir um relacionamento de longo prazo e que reflita também no desempenho financeiro da empresa. A seguir você confere algumas dicas para direcionar de forma mais assertiva as suas ações de vendas e marketing para o público feminino.

 

Quais as melhores estratégias de comunicação de vendas para as mulheres?

A mesma pesquisa do SPC Brasil revelou ainda que 58,5% das mulheres entrevistadas não se sentem representadas nas propagandas. Entre as principais justificativas estão: as mulheres retratadas na mídia são muito diferentes fisicamente das mulheres reais (59,6%); elas se sentem incomodadas pela propaganda que as representa como objetos sexuais (32,1%); elas são sempre mostradas como sendo felizes em famílias perfeitas (29,5%).

Com base nisso, a primeira estratégia de comunicação de vendas para as mulheres é: investigar o universo feminino

 

Mergulhe no universo feminino

A chave para vender para as mulheres é pesquisar muito sobre tudo que abrange o público feminino, levando em conta as suas particularidades de classe, raça e orientação sexual. Aqui, aliás, é bom não cometer o erro comum de colocar todas as mulheres no mesmo grupo, pensando nelas como um nicho de mercado que está muito longe de considerar suas diferentes vivências e comportamentos.

Portanto, o ponto de partida para construir a sua persona é buscar dados, tendências, pesquisas, investigar profundamente o que as mulheres querem, quais os seus anseios, gostos, dores, conflitos e necessidades.

E isso funciona muito bem com o uso de algumas ferramentas que auxiliam nesse processo. Já falamos acima que as mulheres são criteriosas na hora da compra, que elas têm um olhar apurado para os detalhes e geralmente preferem marcas que proporcionam um atendimento personalizado e atencioso.

Sendo assim, uma forma de entender os hábitos de suas consumidoras e promover uma ótima experiência do cliente é com o CRM. Chamado de Gestão de Relacionamento com o Cliente, o CRM é capaz de identificar os desejos e necessidades da persona, reunir essas informações em um único sistema e ajudar na criação de estratégias de vendas para melhorar a experiência e a relação com as clientes.

Ademais, vale mencionar que esse relacionamento personalizado é uma forma de garantir também a fidelização, já que mulheres tendem a ser consumidoras mais fiéis do que os homens.

 

Conte histórias de mulheres reais

Uma marca que comunica a mensagem errada para o seu público-alvo não fecha vendas. Por isso, uma boa estratégia de vendas é valorizar as histórias reais de mulheres, aquelas que estão por toda parte e no cotidiano que quase ninguém vê.

Pense, por exemplo, em como as marcas líderes de mercado têm abordado hoje as propagandas voltadas para o público feminino. Você irá notar que muitas quebraram hábitos machistas, romperam estereótipos e redescobriram uma nova maneira de comunicar contando histórias de mulheres comuns.

Pensando nisso, a sua empresa também pode se apoiar nesse tipo de comunicação para se conectar com as consumidoras. Para isso, promova conteúdos que representem a realidade da sua persona.

Pode ser relatos de clientes que tiveram suas vidas transformadas com o seu serviço, histórias de mulheres que foram impactadas com o seu produto. Aposte na criação de narrativas e de conteúdos de valor.

 

Abra canais de comunicação com as mulheres

A verdade é que as mulheres ficaram tantos anos – e ainda ficam, mas em menor proporção que antigamente – em segundo plano nas propagandas, que hoje elas não abrem mão de avaliar uma marca e emitir opiniões que influenciam no consumo de toda uma família ou de outros grupos.

Com as facilidades da internet, redes sociais e aplicativos, a sua empresa deve abrir canais de comunicação com o público feminino. Então, a nossa sugestão é aproveitar esses recursos para fazer pesquisas, enquetes, questionários com as suas consumidoras afim de dar voz aos seus interesses.

Inclusive, essa estratégia é uma maneira de mensurar os indicadores de satisfação com suas clientes, para saber se a sua marca está indo no caminho certo. A propósito, você pode associar um questionário ou preenchimento de cadastro a uma promoção para estimular a participação do público.

Como você viu, não é difícil criar as estratégias de comunicação de vendas para as mulheres. O importante é estar aberto para considerar as suas particularidades geográficas, demográficas, psicológicas e comportamentais para guiá-las em uma jornada de compra mais conectada com os seus desejos e com as mudanças do mundo.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você