Lênia Luz
Lênia Luz
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Mudanças de rotina do consumidor no varejo online

Mudanças de rotina do consumidor no varejo  online
Lênia Luz
abr. 3 - 3 min de leitura
000

 A  Social Miner - empresa que une dados de consumo, tecnologia e humanização para ajudar sites a otimizarem seus resultados compartilhou alguns números conosco.

Com uma base composta por mais de 41 milhões de cadastros, a empresa está mapeando o comportamento do consumidor a fim de entender as mudanças na rotina e os impactos da COVID-19 sobre o varejo online e revela:

Volume de visitas realizadas ao longo do dia nos e-commerces:
 

Análise:
 

• A primeira (15 a 21) e a segunda (22 a 28) semana marcadas pelo isolamento social, apresentam uma distribuição mais uniforme do volume de visitas hora a hora, quando comparados com períodos anteriores, o que pode ter sido estimulado por uma maior flexibilidade nos horários de almoço e pausas durante o dia de trabalho.
 

• Sem a necessidade de passar parte do dia no transporte entre casa e trabalho, dispondo portanto, de mais "horas livres", o pico no tráfego dos sites se inicia às 17hrs e se estende até as 19h.
 

• O consumidor passou a aproveitar, de um modo geral, o período das 18h às 23h, registrando inclusive um pico de visitas significativo às 21h, muito diferente do que ocorreu nas semanas anteriores. Isso indica que, com o público em casa, o engajamento virtual pode passar a ser também uma forma de distração, substituindo atividades com as quais o consumidor estaria envolvido fora da residência e impactando diretamente no aumento do tráfego nos sites e e-commerces.
 

Neste cenário, cabe comentar também que, ainda que o período de isolamento social seja muito delicado e exija cautela e esforços por parte da população, muitas pessoas fazem uso dos ambientes virtuais também para desestressar e se entreter. Nesse sentido, marcas se destacam da concorrência ao oferecer também conteúdos relevantes e de entretenimento para o público.
 

Através dos dados apurados pela Social Miner, é possível entender se o comportamento do consumidor se alterou, quais são os períodos de mais acesso no varejo virtual, e usar essas informações para traçar estratégias de engajamento personalizadas e otimizar resultados .
 

Para desenvolver esses e outros temas relacionados ao comportamento do consumidor, temos especialista: o CEO e cofundador da Social Miner, Ricardo Rodrigues, é engenheiro de computação com mestrado em inteligência artificial pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Trabalhou em centros de pesquisa no Brasil e França, foi professor universitário e data scientist no Peixe Urbano e selecionado para o programa Techmission no Silicon Valley (EUA) em 2014 como empreendedor de alto potencial.

#ficadica 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você