Lênia Luz
Lênia Luz
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Mulheres líderes e coronavírus: olhe além dos estereótipos para encontrar o segredo de seu sucesso

Mulheres líderes e coronavírus: olhe além dos estereótipos para encontrar o segredo de seu sucesso
Lênia Luz
jun. 29 - 6 min de leitura
000

Jacinda Ardern da Nova Zelândia, Tsai Ing-Wen de Taiwan e Angela Merkel da Alemanha foram todas apontadas pela forma como lidaram com a pandemia coronavírus. Eles foram elogiados por demonstrar cuidado, empatia e uma abordagem colaborativa. Essas habilidades – estereotipadamente descritas como "femininas" – permitiram que ouvissem conhecimentos científicos, trabalhassem com autoridades locais e se comunicassem efetivamente com o público. Isso os fez parecer transparentes e responsáveis em um momento de confusão em massa.

Em contraste, líderes masculinos em alguns dos países de pior desempenho – Reino Unido, EUA e Brasil – adotaram um estilo de liderança de retórica beligerante. Eles têm tomado orientação de comitivas de confidentes, muitas vezes em vez de especialistas. Suas comunicações inconsistentes e pouco claras foram comparadas com "gaslighting". Sua tendência a seguir esse caminho talvez não seja surpreendente. Afinal, o estilo "hiper-masculino" – um líder maverick que estabelece poder autoritário ao rejeitar agressivamente traços "femininos" como colaboração, empatia e respeito ao devido processo legal – provou ser uma estratégia eleitoral bem sucedida para esses líderes.

Há muitos homens, é claro, que não são assim – assim como há mulheres que não se consideram particularmente empáticas ou colaborativas. Assim, embora seja maravilhoso ver mulheres líderes e liderança feminina sendo elogiadas tão amplamente durante a pandemia, enfatizar as características estereotipadas dos próprios líderes pode reforçar o pensamento de gênero que ajuda a colocar líderes populistas machistas no poder.

Para entender o sucesso dessas mulheres líderes no tratamento do COVID-19, o foco deve ser a cultura política e as instituições que permitiram que as mulheres que adotam uma abordagem "feminina" para a liderança cheguem ao poder. Sistemas mais representativos criam estilos de liderança que envolvem inerentemente compromisso e colaboração em vez de agressão e dominação. Isso pode criar uma cultura política na qual a feminilidade e o poder não estão em contradição

Podemos ver a perpetuação de estereótipos na forma como as mulheres líderes têm sido elogiadas por sua gestão da pandemia COVID-19. Mas, além disso, também podemos ver como essas mulheres estão quebrando o molde.

Ardern é apenas o segundo premier do mundo a dar à luz enquanto está no cargo. Ela colocou empatia e cuidado no centro de seu estilo pessoal de autoridade. Isso, por si só, é um avanço, mas é notável que quando ela exibe os traços de força, determinação e comando militar, que também têm sido proeminentes em sua gestão da crise, estes também são vistos através de uma lente materna. Um líder religioso a acusou de implementar um "estado babá", sendo um "pai excessivamente controlador" e até a BBC Newsnight a descreveu como "colocando toda a nação no passo impertinente".

Merkel não é mãe, mas é conhecida na Alemanha como "mutti" – a "múmia" da nação. Seu caminho para o poder é um estudo nos discursos que enquadram a forma como as mulheres na política são vistas. Seu mentor Helmut Kohl a apelidou de "Mädchen" – sua garota – e ela demonstra suas credenciais econômicas ao evocar o econômico "schwäbische hausfrau" (dona de casa suábia). Ela veio à tona nesta pandemia, no entanto, que ela também tem um PhD em química quântica.

Tsai, que também tem doutorado, tem sido elogiada por sua ação rápida para proteger a saúde dos cidadãos durante a pandemia. Ela também enviou ajuda humanitária para outros países, incluindo os EUA. No entanto, enquanto a ação semelhante de Ardern foi atribuída à sua compaixão, a resposta de Tsai é mais consistente com sua forte afirmação da independência taiwanesa. Havia temores de que, se o vírus se espalhasse, a China seria capaz de tirar vantagem geopolítica.

Verificações e saldos produzem grandes líderes
Essas mulheres são boas líderes porque são altamente qualificadas, qualificadas e experientes. Crucialmente, porém, eles vieram através de sistemas políticos nos quais seu tipo de habilidade pode ser valorizado, que são explicitamente projetados para manter líderes populistas homens fortes à distância. Nova Zelândia, Taiwan e Alemanha têm múltiplas verificações e equilíbrios institucionalizados sobre o poder executivo. Eles têm fortes instituições locais de governança que favorecem a participação local na política, em vez de uma abordagem de cima para baixo.

Essas nações também possuem sistemas eleitoral e político-partidário que adotam elementos de representação proporcional. Esses sistemas frequentemente dão origem a governos de coalizão e, portanto, exigem liderança colaborativa. Para combater os vieses de percepção na escolha dos eleitores, os sistemas eleitorais nesses países utilizam listas partidárias, onde os votos são emitidos para um partido e as posições são atribuídas proporcionalmente aos indivíduos listados. Foi assim que Tsai, Merkel e Ardern foram eleitos pela primeira vez.

É claro que esses sistemas não são perfeitos, mas a pandemia coronavírus destacou tanto os perigos dos sistemas que promovem os mavericks quanto a necessidade de instituições fortes para verificar seus caprichos.

A pandemia também colocou em um alívio acentuado a necessidade de investir em cuidados e infraestrutura social - áreas "femininas" da economia que foram negligenciadas por muito tempo. A experiência das mulheres líderes que reinventaram tanto a liderança política quanto a feminilidade e os contextos institucionais que lhes permitiram chegar ao topo, podem ajudar a reimaginar processos políticos inclusivos na esteira da crise.

POST ORIGINAL: https://theconversation.com/women-leaders-and-coronavirus-look-beyond-stereotypes-to-find-the-secret-of-their-success-141414

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você