Lênia Luz
Lênia Luz
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Mulheres são líderes mais eficientes

Mulheres são líderes mais eficientes
Karina Leyser Cordeiro
jul. 17 - 2 min de leitura
000

Falta à nós, mulheres, mais confiança e mais oportunidade!

Em 2012, uma pesquisa desenvolvida pela consultoria de desenvolvimento de liderança Zenger/Folkman apontou que líderes mulheres são tão eficazes quanto homens — e em muitas das variáveis avaliadas pontuam melhor. Em 2019 a pesquisa foi atualizada e repetiu o resultado: líderes mulheres são tão competentes quanto seus pares homens, se não mais.

A análise pede para que indivíduos avaliem a eficiência de seus líderes em diversas competências e, desta vez, concluiu que as mulheres foram avaliadas como mais eficientes em 84% dos critérios. Entre as excelências dessas líderes estão, por exemplo, a capacidade de tomar iniciativas, agir com resiliência, investir no autodesenvolvimento e focar nos resultados, além de demonstrar integridade e honestidade.

Os homens, por sua vez, foram classificados como melhores em duas capacidades: “desenvolvimento de perspectiva estratégica” e “especialização técnica ou profissional” — as mesmas em que eles obtiveram melhor desempenho em 2012.

As mulheres, portanto, são vistas por seus gerentes (particularmente os gerentes do sexo masculino) como ligeiramente mais eficazes que os homens em todos os níveis hierárquicos e em praticamente todas as áreas da organização.

Quando solicitadas para avaliar a si mesmas, no entanto, as mulheres não são tão generosas. De acordo com um formulário de autoavaliação desenvolvido também pela Zenger/Folkman, mulheres com menos de 25 anos, por exemplo, têm índices de confiança muito abaixo dos homens, o que, segundo os pesquisadores, indica que é altamente provável que elas sejam muito mais competentes do que pensam e que os líderes homens sejam excessivamente confiantes.

E você? Confia na sua competência e no seu potencial de liderança? E o que está fazendo para desenvolver sua perspectiva estratégica e sua especialização técnica ou profissional? Conta para gente!

Adaptado de Época Negócios


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você