Lênia Luz
Lênia Luz
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Muralzinho de Ideias

Lênia Luz
jun. 5 - 5 min de leitura
000

Por Luciana Varaschin

A arte sempre foi algo que me atraiu. Desde criança eu participava de atividades culturais e programações artísticas. Aos seis anos de idade comecei a fazer o que, mais tarde, seria a minha formação: a dança. Na faculdade de Artes do Paraná, me formei bailarina profissional e, durante o curso, encontrei uma nova paixão: a educação pela arte.

Assumir esta paixão fez com que várias outras coisas boas surgissem em minha vida: me especializei na área de educação e passei a atuar como professora de dança e arte para crianças e adolescentes. Trabalhei também como coreógrafa, diretora e produtora de espetáculos infantis realizados com crianças.

Ao longo deste meu caminho, me casei com o Luciano. Não muito depois, nossos filhos João Pedro e Guilherme chegaram e, com eles, nasceu uma nova Luciana, mãe em tempo integral. Como era de se esperar, essa nova Luciana se deparou com a difícil tarefa de conciliar a maternidade e a carreira profissional.

Fonte da imagem: Trevisart

Decidi me afastar temporariamente do meu trabalho e percebi que poderia proporcionar aos meus filhos o que proporcionei a tantos outros filhos que não eram meus: o encantamento que a arte despertou em mim. E assim, a arte passou a fazer parte da nossa rotina. Peças de teatro, apresentações de dança, visitas a museus, bibliotecas, livrarias, participação em lançamentos de livros, contação de histórias. Tudo isso se tornou a realidade da nossa casa.

Ser mãe muda muita coisa. Essas mudanças não se resumem apenas ao modo como você enxerga seu trabalho, suas prioridades. O seu círculo de amizades também muda. Amigas com filhos e mães de amiguinhos da escola dos seus filhos simplesmente entram no seu dia a dia, promovendo uma troca natural e intensa de informações que vão desde experiências pessoais a dicas de literatura e programas culturais para pais e crianças.

Passei então a registrar e compartilhar com outros pais e mães nossas descobertas e senti a necessidade de criar um espaço para reunir e transmitir tudo de bom que descobríamos juntos. E assim surgiu o Muralzinho de Ideias, um portal de conteúdo colaborativo cheio de dicas de programação e atividades culturais e artísticas para crianças em Curitiba. Meu mais novo empreendimento.

E por falar em empreendimento, assim como a arte e a educação sempre me atraíram, acredito que como herança de uma família de mães educadoras e artistas, empreender também sempre esteve presente em minha vida. Sou filha de um incansável empreendedor. E tenho recordações de minha infância, do trajeto até aqui, muito divertidas de lembrar.

Aos 7 anos de idade montava uma mesa em frente ao prédio onde morávamos e vendia bonequinhos de bola de gude com defeito que não eram comercializados por um tio artista na antiga Feirinha da Rui Barbosa. Aos domingos, na casa de minha avó materna, organizava eventos artísticos: apresentações de dança, exposição de desenhos. Detalhe: a família toda "tinha" que comprar ingressos pra apreciar meu trabalho. Me recordo também de ministrar aulas de dança no meu quarto para todas as crianças do edifício onde morávamos. E isso com cerca de 12 anos de idade.

Cresci e entrei para faculdade de Dança. Paralelamente aos estudos, fui presidente e diretora, além de bailarina, de uma companhia de dança contemporânea independente. Depois de muito trabalhar como funcionária, montei minha própria escola de Arte em sociedade com uma ex-colega de trabalho. Desde pequena sempre dizia que não teria uma escola de dança, e sim um Centro Cultural.  Minha função principal era dirigir o departamento financeiro e administrativo da empresa. Aprendi muito! Conheci um mundo novo! Infelizmente, por dificuldades societárias e também pelos desafios que a maternidade apresentava, foi inviável conciliar tudo.

Me tornei dona de casa. Muito estranho pra uma menina que trabalhou fora desde seus 14 anos de idade. Mas, não demorou muito e busquei conciliar minhas novas e antigas paixões: arte, educação, filhos e família, aliadas ao universo virtual. Assim idealizei o Muralzinho.

Lançado em novembro de 2014, o site é hoje referência em conteúdo para a infância em Curitiba. Cresceu, virou empresa e atualmente também atua na área de realização de ações culturais e artísticas para pais e filhos em eventos. O Espaço Cultural e Artístico Muralzinho de Ideias: um lugar virtual e físico, de inspirações, onde a infância e a arte se misturam e a vida acontece.

Em tempo: A partir de hoje, Empreendedorismo Rosa e Muralzinho de Ideias, criam laços através da Conexão ROSA entre suas marcas, com troca de contéudo e descontos especiais para seus leitores.

Bem-vinda Luciana!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você