Lênia Luz
Lênia Luz
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O comportamento racista não se limita à violência racial. É encontrado em locais de trabalho em todo o mundo.

O comportamento racista não se limita à violência racial. É encontrado em locais de trabalho em todo o mundo.
Lênia Luz
jun. 5 - 6 min de leitura
000

Hoje recebi um email da liderança do Instituo Lean In, do qual sou facilitadora e líder do programa no Brasil,  buscando saber como estávamos diante deste terror do preconceito instalado por todo o mundo. Nele recebi a orientação  de como seguirmos, agradecendo o trabalho com a diversidade que temos desenvolvido e  dando todo apoio em nossas ações.

Compartilho  o texto da Rachel E. Cooke, vice-diretora de comunicações e Amanda Guzmán, vice-presidente de finanças e operações do Instituto. que reforçam a importância de nosso posicionamento.

Uma HONRA fazer parte!

"Os assassinatos de George Floyd, Breonna Taylor, Ahmaud Arbery e Monika Diamond emocionaram nossos corações e dominaram as notícias. Mas essas histórias horríveis não são novas. Pessoas negras e pardas estão morrendo a uma taxa impressionante de coronavírus, e estamos morrendo a uma taxa impressionante de violência racial há séculos. Este momento é quase demais para suportar, mas exige ação.

Como mulher negra e latina, sabemos muito bem que o comportamento racista não se limita à violência racial. Também é encontrado em locais de trabalho em todo o mundo, de formas grandes, como práticas de contratação tendenciosas e formas menores, como micro-agressões - por exemplo, sendo discutidas nas reuniões do Zoom. Para progredir em direção à equidade para todos, os locais de trabalho devem mudar também.

Nossa organização combate o viés de gênero, e sabemos que isso também deve significar combater o viés racial, incluindo investigar como as visões e comportamentos racistas afetam nosso trabalho. Nas palavras da ativista e escritora política Angela Davis: "Em uma sociedade racista, não basta ser não-racista, devemos ser anti-racistas".

O Lean In nem sempre esteve nessa jornada. Nossas fundadoras, Sheryl Sandberg e Rachel Thomas, costumam dizer que, se o Lean In fosse lançado hoje, o livro e a fundação pareceriam muito diferentes de onde começaram. Mas em nosso tempo com a organização, vimos que ela está sinceramente comprometida em fazer o trabalho - aprendendo, fracassando e sempre se aprofundando.

Como co-líderes da equipe “Mais Vozes” da Lean In, lideramos os esforços de diversidade, equidade e inclusão da fundação. Amanda é uma mulher bissexual mexicana-americana com pele branca (e todo o privilégio que vem com isso) e filha de um imigrante. Rachel é uma mulher negra que cresceu em um bairro de classe média em uma cidade negra majoritária com pais ativistas. Embora sejamos líderes da equipe More Voices, sabemos que cada um de nós tem seus próprios pontos cegos e estamos aprendendo continuamente sobre questões de DE&I para expandir nossa capacidade de liderança. No momento, muitos locais de trabalho estão perguntando como podem fazer melhor. Queremos compartilhar um pouco do que aprendemos, caso nossas experiências possam ser úteis para outras pessoas. Definitivamente, não achamos que temos todas as respostas; ainda estamos nessa jornada e sempre estaremos. Mas parte do que fizemos funcionou bem para nós. Talvez seja para você também.

Diversidade, equidade e inclusão estão presentes em tudo o que fazemos, da contratação aos programas e ao conteúdo. Aqui está o que isso parece na prática. Na contratação, implementamos várias práticas anti-preconceito, incluindo a revisão cega das atribuições dos candidatos (remover o nome para que o preconceito inconsciente não possa surgir), exigindo pelo menos dois candidatos de diversas origens em uma lista final para cada vaga aberta. (incluindo pelo menos uma minoria sub-representada - negra, latina ou nativa americana) e designar alguém para chamar algum viés que possa infiltrar-se nas conversas sobre decisões de contratação, incluindo racial, gênero, LGBTQ +, classe, habilidade ou viés educacional. Em programação e conteúdo, revisamos todos os materiais especificamente para garantir que eles não sejam voltados apenas para mulheres brancas. Nós sempre perguntamos, "Para quem é isso? De quem experiências estão sendo centralizadas? ” Frequentemente, alteramos o conteúdo, a estratégia ou as imagens para torná-las mais inclusivas.

Também fazemos muito trabalho em nossa cultura no local de trabalho. Levamos a sério as microagressões; nossa pesquisa mostra que essas negligências cotidianas podem realmente prejudicar a experiência de um funcionário no trabalho. Uma regra que trabalhamos duro para estabelecer é que boas intenções não desculpam impactos prejudiciais. Você pode ser uma "boa pessoa" e ainda fazer algo que perpetua o racismo. Esperamos que nossos colegas não-negros trabalhem com seu desconforto quando forem corretamente chamados, e se saiam melhor.

Toda semana, em nossa reunião de mãos dadas, a equipe More Voices seleciona uma questão de DE&I e educa nossos colegas sobre ela - há algumas semanas discutimos a adificação de meninas negras, o dano que elas causam e como despeja os negros da humanidade e aproveite. Nosso objetivo é mergulhar abaixo da superfície e chegar às estruturas que sustentam sistemas injustos. Essas conversas podem ser intensas. Aprendemos e nos responsabilizamos.

Há alguns meses, instrutores especializados lideraram toda a equipe da fundação através de um treinamento de vários dias para examinar como a supremacia branca aparece em todas as facetas de nossas vidas e começar a desenvolver as ferramentas para desaprender esses comportamentos. Foram alguns dias extraordinários e nos deram ferramentas que podemos usar para contribuir para descolonizar o feminismo.

Novamente, compartilhamos esses pensamentos porque esperamos que outros locais de trabalho possam se beneficiar de nossas experiências. Para esse fim, o Lean In também compilou uma biblioteca anti-racismo com vários palestrantes, autores e outros recursos incríveis.

Por mais de um ano, fizemos da DE&I parte de nossa cultura de trabalho cotidiana e vemos mudanças. Estamos orgulhosos de estar ao lado da equipe mais diversificada que a fundação já teve. Você precisa de uma equipe que seja representativa e de um ambiente em que tenha voz, se houver alguma esperança em fazer esse trabalho corretamente. Esta é uma jornada em constante evolução e contínua, porque ser anti-racista é uma prática vitalícia. Trabalhamos todos os dias e sempre o faremos.

Texto Original : Lean In Org

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você