Lênia Luz
Lênia Luz
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O que você faria se não tivesse medo?

O que você faria se não tivesse medo?
Lênia Luz
mar. 20 - 2 min de leitura
000

Não sei se por personalidade ou superproteção paterna, mas sempre fui uma criança medrosa. Ainda lembro da época em que meus pais estavam estudando o livro bíblico de Apocalipse e vendo filmes a respeito na sala, e eu no meu quarto aterrorizada rezando pela minha salvação umas dez vezes por noite…

Voltando à vida adulta, alguns medos sumiram, porém outros surgiram, inseguranças profissionais que me assombravam como fantasmas…e se eu não conseguir gerenciar bem esse projeto, e se eu não conseguir conduzir bem essa reunião, e se eu me "embananar" na apresentação em inglês, e se eu não me adaptar ao novo país, e se eu não for uma boa líder, e se eu falhar?

Comecei a pensar mais sobre isso recentemente, quando, num jantar de negócios, um colega compartilhou que ele tem na sua mesa de trabalho uma frase para sua leitura diária, quase como um mantra…"O que você faria se não tivesse medo?"

Curioso como nós mulheres temos dentro de nós um receio maior ao assumir riscos que os homens, talvez por não acreditarmos no nosso potencial ou sermos demasiadamente autocríticas; mas não é porque temos esta tendência que devemos nos paralisar, não é mesmo?

No meu caso, a fim de vencer meus medos, incorporei dois exercícios simples que me ajudaram a assumir vários desafios na minha carreira. O primeiro deles é sempre fazer uma avaliação realista sobre o que de pior poderia acontecer em cada situação, e devo dizer que, na maioria das vezes, o cenário mais pessimista não era tão ruim assim (gerando uma maior autoconfiança).

Outro exercício é o de pormenorizar o desafio em pequenas ações, transformando o "monstro" em etapas a serem cumpridas e até mesmo ensaiadas, por exemplo aquelas conversas difíceis com nosso gestor.

E você? O que faria se não tivesse medo? Faria aquele tão sonhado intercâmbio? Negociaria um aumento salarial com o seu chefe? Assumiria a liderança de um time? Gerenciaria um projeto complexo? Mudaria de Carreira?

Com a estratégia e o planejamento certos, podemos ter mais confiança para assumir mais riscos e chegar muito mais longe que imaginamos.

Vamos juntas? Se precisar de uma forcinha, venha conhecer nossos cursos de desenvolvimento:

Gear Up Womenhttps://www.sympla.com.br/programa-gear-up---1-turma__224780

Lean In Circle Empreendedorismo Rosa Brasil: http://www.leanincircle.com.br/

Programa IREhttp://programaire.com.br/ 

Grande abraço!

Por Karina Leyser

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você