Lênia Luz
Lênia Luz
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Por que empresários vendem suas empresas?

Por que empresários vendem suas empresas?
BizDream Team
ago. 24 - 4 min de leitura
000

Você sabia que muitos empresários vendem suas empresas? Para muitos empreendedores, a jornada de carreira envolve o lançamento, a construção e a administração de um negócio - e depois a venda da empresa com uma avaliação realmente boa.

Mas que porcentagem de empreendedores realmente vive esse sonho? É difícil identificar um número exato - especialmente porque muitos líderes empresariais vendem suas empresas por outros motivos, não financeiros.

Como é de se esperar, a maioria dos vendedores quer sair de seus negócios para se concentrar na aposentadoria.

Ao pesquisar por negócios à venda, você encontrará os mais diversos motivos. Mas o segundo motivo pelo qual os empresários mais vendem seus negócios é por exaustão pessoal, segundo um estudo de avaliação de pequenas empresas do segundo trimestre de 2016 - conhecido como IBBA e M&A Source Market Survey.

Motivos pelos quais empresários vendem suas empresas

Se nos aprofundarmos nos números da pesquisa acima citada, podemos ver que os empresários são duas ou três vezes mais propensos a vender seus negócios por causa do esgotamento do que por problemas de saúde.

Obviamente, isso é uma preocupação, porque o esgotamento não acontece durante à noite. Quando você decide que não tem mais energia ou ambição, sua empresa provavelmente já está sentindo os efeitos negativos.

Por que vender: variáveis ​​a considerar – porque empresários vendem suas empresas

Mesmo com os dados acima apresentados, ainda assim, há diversos motivos para vender uma empresa.

Um deles é, obviamente, o lucro. Apesar de o lucro poder estar ligado à exaustão (no caso de você ter se esforçado demasiadamente ao longo dos anos e agora querer aproveitar seus resultados), ele é um bom motivo pelo qual empresários vendem suas empresas. Considere também as variáveis abaixo:

  • Tempo: saber o "timing" certo para fazer isso pode ajudar bastante no processo de venda. Também deve-se ter em mente que vender uma empresa pode demorar bem mais que vender um imóvel por exemplo, uma vez que há muito mais questões a serem consideradas;
  • Valor: É também recomendável avaliar o valor justo de venda da sua empresa através de uma técnica conhecida como valuation, com o objetivo de maximizar o valor recebido por sua empresa, garantindo que haja um bom retorno por todo seu esforço e dedicação;
  • Conhecimento: Além disso, também é preciso conhecer profundamente sua empresa, passando-a à frente e transferindo o seu conhecimento (know-how) ao comprador, de forma que você saiba que ela continuará a gerar lucros.

Quando vender: você pode fazer isso?

Não é possível ter certeza de que você pode realmente ter um "tempo" para a venda de um negócio. Mas você sempre pode estar preparado. Para isso, é fundamental que suas finanças estejam sempre em ordem.

Como observa o estudo IBBA e M&A Source, muitos vendedores em potencial “não têm registros contábeis oportunos”.

Porém, os possíveis compradores têm expectativas, termos e condições não razoáveis. Se você estiver apenas ​emocionalmente ligado ao negócio, não poderá transmitir a ele os preceitos corretos relativos à sua empresa.

  • Na hora de saber os motivos pelos quais empresários vendem suas empresas você precisa romper com essa conexão emocional e pensar no seu negócio como um ativo;
  • Se você está desapegado enquanto administra esse ativo, é provável que a avaliação de sua empresa também seja bastante insólita.

Conclusão

A exaustão é, de fato, um dos maiores motivos pelos quais empresários vendem suas empresas.

Porém, essa exaustão pode acabar gerando uma vontade de lucrar com seu trabalho e colher os frutos do que foi comprado. Para que você possa aproveitar o melhor valor possível de sua empresa, é necessário uma boa organização financeira.

Além disso, é preciso conhecer seu negócio, sabendo se ele pode continuar a frutificar mesmo sem você. Assim, você será um bom exemplo de empreendedores que negociam suas empresas pelo preço mais justo possível!

Sabendo o motivo pelo qual empresários vendem suas empresas, aposte em analisar sua situação e construir um plano sólido para você!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você