Lênia Luz
Lênia Luz
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Quando nasceu o empreendedorismo?

Quando nasceu o empreendedorismo?
Lênia Luz
nov. 11 - 1 min de leitura
000

Não existe um consenso sobre a origem do empreendedorismo, provavelmente porque, desde os primórdios da História, a humanidade tenha evoluído por causa de ações empreendedoras.

Basta recordar o trabalho de antigas civilizações, como a egípcia, que culminou na construção das pirâmides sem as máquinas e recursos tecnológicos de que dispomos atualmente.

O século XV, época das Grandes Navegações, também foi marcado por descobertas protagonizadas por indivíduos com espírito empreendedor, nascidos em diferentes nações (Holanda, Portugal, Inglaterra, França, Espanha).

Dois séculos mais tarde, o economista irlandês Richard Cantillon utilizou, pela primeira vez, a palavra “entrepreneur“, da qual deriva “empreendedor”.

O termo descrevia, inicialmente, uma pessoa que assume riscos.

O conceito de empreendedorismo só foi explorado mais a fundo em 1942, quando outro economista – desta vez, austríaco -, Joseph A. Schumpeter, citou o empreendedor como uma figura essencial para o desenvolvimento da economia capitalista.

No livro “Capitalismo, socialismo e democracia“, Schumpeter afirma que o capitalismo é influenciado por uma força chamada processo de destruição criativa, fundamental para extinguir velhos produtos, metodologias e mercados e substituí-los por coisas novas.

O autor afirma que o empreendedor é o responsável por esse processo, sendo um agente de transformação.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você