Lênia Luz
Lênia Luz
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Quebre suas barreiras e comece seu Planejamento Financeiro

Quebre suas barreiras e comece seu Planejamento Financeiro
Karina Leyser Cordeiro
mai. 24 - 3 min de leitura
000

Não adianta ter uma ideia linda de casa dos sonhos se a gente não coloca ela no papel não é mesmo? E define quanto de material (tijolo, cimento), de mão de obra e de tempo vamos levar para que ela possa estar pronta.

A mesma coisa acontece para os nossos negócios...às vezes temos ideias geniais de novos produtos, serviços e até mesmo empresas inteiras, mas, por não mensurarmos e projetarmos os recursos e resultados corretamente, nunca conseguimos tirar essas ideias da nossa imaginação. 

Mas o que isso tem a ver com o Planejamento Financeiro? Tudo! É o planejamento financeiro que coloca a nossa cabeça no lugar, que nos dá referência…

Às vezes vamos muito afoitas e queremos ter aquela lucratividade já no primeiro mês e vamos nos frustrando quando isso não acontece. Ou não estabelecemos todos os nossos gastos e o negócio começa a ficar inviável já na largada!

E é isso que o planejamento financeiro nos proporciona - preparo, controle, visibilidade. Podemos dizer que ele é um mapa, apontando o destino final, o caminho e os recursos para chegarmos até lá!

Agora, se sabemos a importância do planejamento financeiro, por que não o fazemos? O que nos impede?

Temos algumas barreiras, especialmente nós mulheres, que precisam ser quebradas...aí vão algumas delas:

  1. Depreciação do papel do dinheiro: especialmente na nossa cultura costumamos ver o dinheiro como um "mal" necessário, porque vinculamos o dinheiro diretamente à cobiça e não à ambição saudável. O dinheiro é um meio para realizar nossos propósitos, então devemos ter um olhar mais receptivo a ele.
  2. Medo dos números: muitas de nós tem dificuldade com matemática desde a escola, então é só falar de números para gerar arrepios. Nessas horas o mais importante é ir com calma e se cercar de ferramentas prontas que poderão fazer vários cálculos já por você.
  3. Perfeccionismo: queremos que o nosso planejamento seja perfeito, com todas as variáveis e cenários, para ter tudo sob controle. Acontece que com esse desejo de perfeccionismo transformamos o planejamento num monstro, o que acaba nos impedindo de começar. O planejamento financeiro deve ser encarado como exercício - prevemos algo, e, depois de comparar com a realidade, vamos ajustando a rota.

Identificou a barreira que você precisa quebrar?
Lembre-se: o feito é melhor que perfeito! Comece um passo de cada vez e vá tentando e se aperfeiçoando à cada tentativa =]

Agora, se quer mais ferramentas sobre Planejamento Financeiro, ainda dá tempo de se inscrever no nosso Programa 4Fs - Curso Online de Formação Empreendedora.

Lá eu dou várias dicas e o passo a passo para fazer um ótimo Planejamento Financeiro!

Clique e confira!

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você