Lênia Luz
Lênia Luz
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Robin Chase uma empreendedora criativa

Lênia Luz
abr. 27 - 4 min de leitura
000

Robin é uma empreendedora serial. Ela é, atualmente, fundadora e CEO da Buzzcar, uma empresa peer-to-peer de compartilhamento de carros na França. É também fundadora e ex-CEO da Zipcar, a maior empresa do mundo de compartilhamento de carros. Ela ganhou muitos prêmios de inovação, empreendedorismo e liderança, incluindo um das “100 Pessoas Mais Influentes de 2009” da Revista Time.

Confiram a entrevista exclusiva concedida para a nossa Diretora de Comunicação, Lênia Luz, em que Robin Chase nos conta sobre sua história empreendedora

Fonte da imagem: dailyme.com

ER. Quais características você considera essencial para ser uma empreendedora de sucesso?
Aqui estão três: Tenacidade. Fazer uma startup é muito difícil e você encontrará muitos obstáculos. Você tem que continuar avançando entre as barreiras. Poder fazer. A maioria dos empreendedores que eu conheço são pessoas que querem fazer o que for preciso para que as coisas aconteçam – sozinhos! Honestidade Intelectual. O que quero dizer com isso é  que você deve ser muito honesto com você mesmo sobre a realidade. Empreendedores estão constantemente vendendo: para compradores, fornecedores, funcionários e investidores. Tudo é ótimo! Mas você precisa ver a realidade e corrigi-la o mais rápido possível. Se esconder da verdade é o que te prende e te faz falhar.

ER. Qual foi o maior desafio encontrado para começar um empreendimento mesmo sendo no modelo de startup?
Começar! Existe uma grande diferença entre ter uma ideia – muitas pessoas têm! – e criar uma empresa de sucesso. Eu confesso que há muito trabalho e pesquisa a ser feita antes de você começar, mas a decisão e ação de realmente fazê-lo é uma decisão grande.

ER. Por que desenvolveu um negócio voltado ao ramo automobilístico? Você sempre gostou de carros ou foi uma leitura sobre o mercado que a fez decidir empreender nesta área?
(Gargalhadas) Eu não tenho afeição nenhuma por carros. Mas quando meu colega de trabalho me contou essa ideia (é um serviço que existia na Europa), era exatamente o que eu queria. Um carro que eu pudesse usar por hora, que fosse rápido e simples de pegar, sem ter que ter um. Dito isso, eu vi imediatamente que a internet e os dados sem fio poderiam ser aplicados para tornar esse serviço possível e sem eles, a Zipcar não teria sucesso. Os usuários não reservariam um carro por uma hora, a menos que levasse segundos para fazer isso. E nós, como negócio, não ofereceríamos carros por hora, a menos que o custo da transação fosse zero.

ER. Muitas mulheres fazem uso de seu serviço?
Mais ou menos 50% dos membros da Zipcar são mulheres. Já na Buzzcar, curiosamente, só temos aproximadamente 25% de mulheres! (Na Zipcar, a empresa é proprietária dos carros que são locados, na Buzzcar, nós locamos carros de outras pessoas).

ER. Quem foi a pessoa que sempre te inspirou para empreender?
Quando eu estava com 23 anos, eu trabalhei em uma empresa chamada www.worldeducation.org  Na época, já era uma empresa bem sucedida sem fins lucrativos com centenas de funcionários e que afetava dezenas de milhares de vidas. A empresa foi fundada por uma mulher chamada Welthy Fisher. Ela estava com 70 anos quando fundou a empresa e trabalhou nela, desde então, até completar 95 anos!

ER. Deixe um recado que inspire as nossas leitoras do Brasil a empreenderem cada vez mais e inovarem em seus negócios.
Nós precisamos de mais empreendedores e mais mulheres empreendedoras. Eu estou, constantemente, tentando criar o mundo no qual eu quero viver. Quando eu olho ao meu redor e fico deprimida por todas as coisas horríveis que estão acontecendo, eu lembro que depende de mim – de nós – mudar o mundo e deixá-lo do jeito que queremos. São tantos problemas... e consequentemente, tantas oportunidades!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você