Lênia Luz
Lênia Luz
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Saiba o que é a levedura nutricional e quais seus benefícios para a saúde

Saiba o que é a levedura nutricional e quais seus benefícios para a saúde
Natalia Brandao
mar. 22 - 2 min de leitura
000

A levedura nutricional ou Nutritional Yeast é um tempero obtido a partir da lavagem e secagem industrial do fungo Saccharomyces cerevisiae, que se desenvolve em um meio rico em carboidratos. A substância é farta em proteína, fibras, minerais e vitaminas do complexo B, como a B12, importante para a complementação da dieta de vegetarianos e veganos.
 
Além do baixo valor calórico, a levedura nutricional possui ácido glutâmico livre, aminoácido não-essencial que aumenta a habilidade das papilas gustativas da língua sentir o sabor salgado dos alimentos. O produto contém ainda zinco, cromo, ferro, magnésio, ácido fólico e biotina.
 
Utilizada para complementar e enriquecer a alimentação, a levedura nutricional confere sabor azedinho semelhante ao queijo aos alimentos, bem como cremosidade em preparações gratinadas, sopas e cremes. Além disso, o produto não contém gorduras e sódio em elevada concentração.
 
Segundo a nutricionista Caroline Guerreiro, consultora da Naiak, atualmente, é possível encontrar diversos sabores, além da versão flocada e em pó para consumo. “Adeptos de uma dieta vegetariana ou vegana normalmente utilizam a levedura nutricional como fonte proteica, para fortalecer a imunidade e como substituto do queijo parmesão nas receitas”, completa.
 
Entre os benefícios de seu consumo, estão a diminuição da fadiga e dos sintomas respiratórios, o auxílio nas funções energética, cardíaca e antioxidante e o reforço no metabolismo da glicose.
 
Portanto, a levedura nutricional se constitui em um condimento rico e muito interessante para complementar a alimentação, sob o ponto de vista nutricional, além de agregar sabor e praticidade à dieta.
 
*Fonte: Caroline Guerreiro – nutricionista consultora da Naiak – CRN 56034


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você