Lênia Luz
Lênia Luz
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Segurança Psicológica

Segurança Psicológica
Renata Marques Lima
mai. 6 - 2 min de leitura
000

 

É a crença de que ninguém será punido ou humilhado por falar suas ideias, questionamentos, preocupações ou cometer falhas. É quando o indivíduo ou time sente segurança em relação ao seu ambiente.

Cultivar uma cultura de Segurança Psicológica é deixar claro que as falhas podem ocorrer, e que os indivíduos podem assumir riscos, sem ser julgados ou ridicularizados.

Por que é tão importante ter Segurança Psicológica nas empresas, Famílias, grupos?

Quando não confiamos no grupo/empresa que atuamos, nos tornamos desconfiados, não trabalhamos de forma colaborativa; assim nos doamos menos, alcançando resultados inferiores.

Para os líderes é necessário trabalhar a cultura da empresa, cultivando ao seu redor um grupo de pessoas que se importam com essa Segurança, e trabalhem juntos para disseminar essas habilidades. Trabalhando seu autoconhecimento, para ter mais controle e entender como responder ás situações, preocupações, ideias e falhas. Dando liberdade, incentivando a participação, sendo acessível para diálogos e criando um ambiente de qualidade onde os integrantes aprendam e evoluam.

A Segurança Psicológica é tão relevante que o Google identificou como a característica essencial das melhores equipes.

O medo de falhar, correr riscos e assumir responsabilidades pode levar empresas à falência, assim disseminar a cultura da confiança é fundamental, para que a equipe cresça e evolua como um todo. Essa confiança não é gerada do dia para a noite, é alcançada com trabalho e dedicação.

Exerça a confiança no seu ambiente, conquistando altos níveis de engajamento, maior motivação para enfrentar problemas difíceis, mais oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento e melhor desempenho.

E você o quão confiante está em admitir suas falhas e não receber retaliação? E o quanto você proporciona isso no ambiente em que convive?

Caso tenha um interesse maior em saber mais sobre o assunto tem a palestra Construindo um Ambiente de Trabalho Psicologicamente Seguro, por Amy Edmondson, uma professora de Harvard que já fez muitos trabalhos sobre segurança psicológica.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você