Lênia Luz
Lênia Luz
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Suas metas te movem ou te detém?

Suas metas te movem ou te detém?
Karina Leyser Cordeiro
mar. 24 - 3 min de leitura
010

Aonde você quer chegar? Em um, dois, cinco anos? Na vida, na carreira, nos negócios? Suas metas te movem para esse destino ou te detém?

Quantas vezes somos atordoadas com a rotina intensa do dia a dia e somente pensamos no futuro em sonho ou em promessas de fim de ano, não é mesmo?

Hoje meu convite é transformar seu sonho em realidade através do estabelecimento adequado de metas.

E por que isso é importante? 

Primeiramente porque se não estabelecermos metas, o que queremos não ganha forma e não passa de sonho...

E, em segundo lugar, se erramos a mão na meta, ela também não se realiza, porque, ou somos ousadas demais e nos frustramos porque não chegamos nem perto do que queríamos, ou é conservadora demais e tampouco nos motivamos a correr atrás (porque é fácil demais)...

E como então estabelecer metas de fato inteligentes e motivadoras? Através de uma ferramenta simples chamada SMART!

SMART, além de significar inteligente, esperto em inglês, é também um acrônimo que nos ajuda a avaliar se nossas metas possuem todos os elementos para que ela seja nos mova ao invés de nos deter. Então aí vai:

  • Specific (Específica): o quão específica é sua meta? Dizer que você quer ser mais saudável, ou quer ter melhor equilíbrio vida-carreira, ou quer ganhar mais dinheiro não é específico o suficiente. De fato detalhe o que você quer, quanto mais específico melhor.
  • Measurable (Mensurável): em gestão de processos temos uma máxima que fala que o que não se mede não pode ser melhorado. Então entenda como você vai saber se atingiu ou não a meta. Qual seria o indicador (kgs perdidos, horário para chegar em casa, faturamento). Precisamos aprender a avaliar objetivamente se estamos caminhando pra frente ou pra trás, e isso só é feito quando medimos.
  • Achievable (Alcançável): aqui precisamos colocar a mão na consciência e realmente entender se o que queremos de fato conseguimos alcançar com os recursos (tempo, dinheiro etc.) que temos. Nada errado eu querer emagrecer, mas talvez 5kg numa semana não seja alcançável (e nem saudável diga-se de passagem). Nada errado eu querer uma promoção, mas talvez seis meses não sejam o suficiente para eu chegar lá.
  • Relevant (Relevante): este ponto nos ajuda a olhar o "big picture", essa meta se encaixa com o seu propósito de vida? Essa meta te faz chegar mais perto de onde você quer? Ou você só criou essa meta porque alguém falou que você precisava? Entenda realmente o que é importante para você e seus anseios e o que não é.
  • Time-bound (Tempo limite): de nada vale eu ter uma meta linda se eu não coloco prazo! É o tempo que nos move, do contrário temos a tendência de procrastinar. Então para toda meta, estipule um prazo.

E aí, gostou das dicas? Vamos então para a prática? Crie no máximo cinco metas baseadas nos elementos SMART e faça acontecer! 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você