Lênia Luz
Lênia Luz
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Surfando e Empreendendo

Lênia Luz
fev. 22 - 5 min de leitura
000

Por Tereza Karam

Sabe aquele conceito de que, não sabendo que era impossível a pessoa foi lá e fez? Tenho repetido isto com frequência nos últimos meses, pois traduz a relação do meu empreendimento como Personal Organizer e o encontro casual com o Surf.

Como Personal Organizer o que mais ouço é “não cabe”, “precisa comprar um armário”, “não imaginava que aí ficaria bom”, “você faz mágica”, “como conseguiu colocar isso aí”...

Como namorada de surfista - e curiosa nata -  resolvi deixar a canga e a máquina fotográfica na areia e pegar onda no estilo Longboard. Tradução: pranchão, eu tenho 1 metro e meio e a prancha 3 metros. O legal nesta modalidade é que poderei “dançar” na prancha e isso me atraiu. Bom... após conseguir dropar. Tradução: conseguir ficar em pé. Me inspiro em surfistas paranaenses, Thiara Basso, Carol Cavallari e a campeã brasileira e segunda melhor longboard do mundo Chloé Calmon. Me deleito com a beleza do balé sobre a prancha e a ousadia de encarar o mar, o que requer inteligência corporal e emocional. PodeROSAS!

 

Fonte da Imagem: Arquivo Pessoal de Tereza Karam

Como tudo tem um começo, eu repito para mim: não sabendo que era impossível foi lá e fez!

  • 1° passo: entrar no mar com uma prancha de 3 m vencendo a arrebentação
  • 2° passo: subir na prancha
  • 3° passo: remar na velocidade da onda
  • 4° passo: impulsionar o corpo para fazer o drope
  • 5° passo: flexibilizar e equilibrar o corpo para se manter em pé
  • 6° passo: chegar até a praia usando manobras corporais
  • 7° passo: comemorar

Provavelmente darei boas risadas desta foto, registro da terceira vez em que entrei no mar.

Precisamos lembrar que excelência, sucesso  - seja lá como você define atingir seus objetivos -  sempre tem um início meio ou bem desajeitado, mas foi onde rompemos o medo e a insegurança. Medo de ser ridicularizado, de não conseguir, de se machucar, de se frustrar... Insegurança quanto as próprias limitações, pois o novo é desconhecido e não podemos controlar. E se não der certo? Bom... pelo menos fomos lá e tentamos e na memória teremos registros que aumentarão nosso repertório de vida. E por falar em vida, estou completando este mês 50 anos de idade e apesar da menopausa e da osteoporose, continuo experimentando a vida! A vantagem desta idade, é já ter vivido muitas histórias e utilizo todo meu repertório anterior para me “jogar” em novas histórias.

O surf é um esporte para corajosos! O ambiente é instável e imprevisível. Você precisa conhecer seu funcionamento corporal e emocional para encarar o mar e estabelecer uma boa comunicação com as ondas. E aí eu me descubro muito corajosa! Porque estou surfando? Não, porque estou empreendendo!

O empreender é para corajosos, pois por definição é a execução de uma tarefa difícil!

Vamos a analogia do surf com os quatro pilares do Empreendedorismo Rosa e de nossa Confraria Rosa.

  • Atenta à espera da melhor onda: FOCO.
  • Vencer a arrebentação e dropar: FORÇA.
  • Encarar o mar mesmo com adversidades e sem as condições físicas ideais: FÉ.
  • E para aqueles que criticam descredibilizando os primeiros movimentos: FODA-SE.

Não importa se você está empreendendo ou surfando. Se isto apareceu na sua vida de forma contingencial ou foi a busca de um sonho. O que importa, é o movimento em espiral onde você perpassa os 4 Fs e gradativamente se desloca do ponto inicial. Onde vamos chegar? Não temos como saber, porque FÉ é acreditar naquilo que não se vê. Durante o caminho vamos sorvendo realidade, nos conhecendo melhor, nos especializando, curando dores, nos inspirando com aqueles que já chegaram lá e principalmente curtindo a vida, pois ela está acontecendo AGORA.

No próximo dia 11.03 estarei com o Empreendedorismo Rosa, celebrando o nosso dia, o Dia da Mulher, e falarei ainda mais sobre este tema, em uma pROSA animada intitulada:  “Nunca é tarde para se movimentar”. Será um dia de muitas ações de networking, bons negócios, aprendizagem e empoderamento. Tenho certeza que não vai querer ficar fora dessa.

Inscreva-se e venha fazer acontecer com a gente:https://www.sympla.com.br/eu-feliz__118225

 

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você