Lênia Luz
Lênia Luz
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Um ciclo, um tempo, um MOVIMENTO

Um ciclo, um tempo, um MOVIMENTO
Lênia Luz
jan. 11 - 6 min de leitura
000

Um ciclo, um tempo, um MOVIMENTO

Em 2012 o Empreendedorismo Rosa nasceu como um blog e se tornou uma referência em conteúdo sobre empreendedorismo feminino. Crescemos organicamente através de um conteúdo pautado em inspiração e motivação.

Em 2013 recebemos o Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo, que tem como objetivo principal promover e incentivar as iniciativas empreendedoras de empresas, pessoas físicas e estudantes, que estão relacionadas ao desenvolvimento sustentável, assim como reconhecer essas práticas.

E iniciamos nosso primeiro programa de mentoria para mulheres, através  da nossa participação no Global Mentoring Walk.

Em 2104 participamos do Women’s Forum Brazil, a primeira conferência internacional de mulheres a ser organizada na América Latina, reunindo renomados palestrantes internacionais e proporcionando oportunidades de networking de alto nível. Desde 2012, quando lançaram a primeira edição no Brasil, tivemos o prazer de apoiar este evento como parceiras.

Também em 2014, apesar de recebermos muitas críticas, inclusive de mulheres, dizendo que éramos um movimento de “mulherzinha”. O preconceito exposto se tratava pelo  fato de ter o nome ROSA embutido. Vimos então como a questão de gênero era algo tão limitante, inclusive na cabeça das mulheres. Mas mesmo com uma parcela de mulheres minando nossas ações, fortalecemos nossas ações presenciais como o Café e Happy Hour  com pROSA.

Em 2015 trouxemos para o Brasil o programa Lean In Circle. Desenvolvido por Sheryl Sandberg (COO do Facebook) a partir de seu aclamado livro Lean In (Faça Acontecer, em português) e chancelado pelo Empreendedorismo Rosa no Brasil. Um programa que,  nos seus 5 anos de vida, já impactou diretamente mais de 1500 mulheres, com o objetivo de  promover a liderança feminina por um mundo mais igualitário entre os gêneros. Saímos na Revista PEGN, tendo a mim como referência em apoiar a causa da mulher empreendedora.

Em 2016 inauguramos nosso espaço de eventos “sala Adelina Hess”, recebemos o apoio do Instituto Adelina Hess, através da empresária Sônia Hess.

A vida inspiradora de Adelina sempre nos motivou. Seu espírito empreendedor foi descoberto aos 14 anos, quando começou a ajudar no armazém de secos e molhados dos pais. Depois que conheceu o marido a ideia se estendeu para a casa. Foram os dois que deram origem à empresa em 1957, em Luís Alves. Juntaram os dois nomes para formar a grande empresa Dudalina

Criamos nosso grupo de leitura feminina, a Leitura com pROSA (que hoje faz parte da nossa Confraria Rosa Online)

Em 2017 nasceu a nossa Confraria Rosa. Nos tornamos cada vez mais um grupo de mulheres poderosas, que faziam acontecer e buscavam  ter sucesso na vida profissional e pessoal, sem abrir mão das coisas boas da vida. Nosso objetivo com a Confraria sempre foi incentivar as mulheres a se sentirem felizes com suas escolhas.

A Confraria Rosa foi criada primeiramente como uma confraria presencial, mas agora está no universo online, toda reformulada para você, não importa onde você esteja.

Também neste ano criamos o evento Pausa podeROSA, duas edições por ano, para focar no Bem-Estar da mulher.

Neste mesmo ano também  abraçamos a causa do Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Paraná, como nosso braço de responsabilidade social,  através da liderança no Comitê de Empreendedorismo com o programa “Elas se Empoderam Empreendendo”.

No ano seguinte, 2018, recebemos o vídeo da COO do Facebook, Sheryl Sandberg, validando nosso trabalho à frente do programa Lean In Circle no Brasil. Criamos o programa  IRE: Inspire, Realize Empreenda, um programa presencial de formação empreendedora para mulheres.

Mudamos nossa logomarca e nosso time cresceu, focamos em um projeto online que nos deu muito trabalho, muitos ensinamentos mas acabou não caminhando para frente. Também mudamos de endereço e somamos ao WNO Coworking, um espaço de negócios recém inaugurado onde nosso objetivo foi o de empoderar mulheres, suas carreiras e negócios.

Começamos 2019 com o time reduzido, mas não menos fortalecido. Demos uma pausa no que tínhamos planejado e focamos nosso desenvolvimento no online, enquanto criação de conteúdo. Abrimos o programa Lean In Circle para o espaço corporativo e reduzimos sensivelmente nossas ações presenciais, parece que uma LUZ nos avisava que um tempo diferente se apresentaria no ano seguinte.

2020 chegou e nosso planejamento estava feito. Sonhos aguçados, desejos de realizar e… UMA PANDEMIA no caminho. Paramos tudo, ativamos a Confraria ONLINE e aquietamos. Foi um ano de reflexão pessoal e profissional e compreendemos que toda nossa trajetória já tinha fechado seu ciclo. O ROSA já não nos representa mais e o empreendedorismo não é mais a nossa principal bandeira, mas sim o EMPODERAMENTO FEMININO. Hora de fechar o ciclo ROSA e começar o ciclo LUZ, tendo sua fundadora, EU, como marca pessoal e profissional em uníssono.  A partir de agora darei um novo TOM a este novo CICLO que começa, onde a tríade Sororidade, Empoderamento e Protagonismo feminino, caminharão juntas em todos os serviços que sua marca oferecerá ao mercado.

Essa nossa comunidade seguirá com toda sua boa energia, porém com algumas mudanças de layout e nome, mas sempre buscando ter você muito mais próxima a nós. A partir dos próximos dias a comunidade mudará não só de cor, mas também de endereço, iremos para comunidade.lenialuz.com.br, mas não se preocupe, em nada vai mudar sua forma de acessar a comunidade, nem de interagir com a gente.

Até aqui nossa gratidão a você que nos apoiou. A partir daqui, siga nos acompanhando e trazendo seus sonhos, planos, dúvidas e desejos para juntas seguirmos fazendo acontecer em uma nova caminhada de muita LUZ .

Beijos de feliz 2021!

Lênia Luz

Mentora, Inspiradora de Ideias e Conexões


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você