Lênia Luz
Lênia Luz
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Violência contra as mulheres entra no debate das empresas

Violência contra as mulheres entra no debate das empresas
Lênia Luz
fev. 6 - 2 min de leitura
000

Mais de 100 empresas assinaram a Coalizão Empresarial pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, que tem o apoio da ONU Mulheres e da Fundação Dom Cabral, desde agosto passado. A Avon, que já havia reformulado suas políticas internas sobre o tema em 2017 após ter uma de suas funcionárias morta pelo companheiro, é a idealizadora do grupo.

“Começamos a ver muitas empresas querendo falar sobre isso, tanto grandes quanto pequenas”, diz Mafoane Odara, gerente do Instituto Avon. “Elas querem encontrar uma linguagem para traduzir para o mundo corporativo o que significa enfrentar a violência.”

A preocupação tem origem nos elevados números de violência contra a mulher.

 

O Brasil alcançou, em 2018, a média de um caso de violência doméstica a cada dois minutos, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

 

O mesmo relatório apontou aumento de 4% no número de feminicídios em relação a 2017, com 1.206 casos registrados no país em 2018. O Brasil, aliás, já foi considerado o quinto mais violento do mundo contra as mulheres pelo Mapa da Violência, da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais. Ao mesmo tempo, 60% da força de trabalho no Brasil é feminina.

Ainda assim, apenas 25% das 311 empresas ouvidas em uma pesquisa recente sobre o tema afirmaram monitorar e atuar nos casos de mulheres que sofrem violência. As principais ações e políticas adotadas são canal de denúncias (38%), campanhas de conscientização e sensibilização (32%), canal de ouvidoria para apoio à mulher (25%), apoio jurídico (17%) e psicológico (14%).

O levantamento, feito pela consultoria de recrutamento Talenses em parceria com o Instituto Maria da Penha, Instituto Vasselo Goldoni e ONU Mulheres, buscou entender como as empresas lidam com o tema.

Fonte: Site do Valor Econômico.

     


    Denunciar publicação
      000

      Indicados para você